Glossário de Moda: Plissado

escrito por Daniele Santos


A palavra tem origem no verbo francês plier, que significa dobrar. Você já deve ter ouvido falar dele do balé: no famoso passo "plié" ou "demi-plie" onde há flexão(dobra) dos joelhos.



Nos tecidos, o plissé (fale-se: plissê) representa pregueados finos, estreitos e regulares, geralmente feitos à máquina térmicas ou por processo quimico, que não se desmancham. 
A técnica se destacou nas décadas de 20 e 50, principalmente em vestidos de festa, e agora ele vem sendo usado na confecção de peças de diferentes estilos.

Há um vestido plissado que entrou para a história quando, da década de 50, foi o usado pela atriz Marilyn Monroe. Quem não se lembra do vestido branco plissado na cena mítica do filme “O pecado mora ao lado”?



Se a roupa tiver tiver o caimento certo o plissado pode valorizar muito o seu corpo!
Ele deve ficar soltinho mas não muito largo, e as linhas verticais dão ama alongada ao visual.

Preste atenção pois as dobras podem criar um volume indesejado então, aposte em tecidos mais leves e que não pesarão no look e coordene com outras mais sequinhas, ok?
Se você for usar um vestido todo plissado procure marcar a cintura ou a região abaixo do busto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com