MaGGnífica Centopéia: Mules

escrito por Carol Caran


Nos desfiles de verão desse ano, no hemisfério norte, ela apareceram com força total. Louis Vuitton, Miu Miu, Prada e váris outras trouxeram as mules para as passarelas e editoriais. Ou seja, elas começam a se insinuar no nosso inverno (e devem vir com bastante força nas coleções primavera-verão). E pra variar, não são novidades.

As mules surgiram e ganharam seu nome no império romano, e se popularizaram como calçados de quarto no século 18. Sua releituras moderno tiveram seu auge nos anos 70, no final dos anos 90 (eu mesma tive duas!) e pelo jeito, agora. 

Mules são espécie de tamancos. Em regra, designam qualquer calçado que seja aberto no calcanhar e fechado na frente do pé. Mas com o tempo, a versão mais emblemática (e a que volta agora com força total) é a de bico e saltos finos.


Versões de quarto do Séc. XVIII

As mules tem um defeito: tem gente que não consegue andar normalmente sem ter o apoio no calcanhar. E ainda pedem pés macios, hidratados e sem rachaduras (imagine se o calcanhar rachado é o que fica em evidência?). Portanto, se você não se sente 100% segura sobre as duas coisas, melhor não arriscar.

Além disso, as mules da temporada não favorecem muito as mulheres que tem as pernas muito grossas, especialmente na parte de baixo (tornozelos e panturrilhas) pois cria um visual de desequilíbrio (muita coisa em cima de um sapatinho muito "fino"). 
As versões de 2012
Pra quem for apostar, o jeito é investir no visual mulherzinha ou ladylike e peças com um ar retrô. Vestido fluidos, rendas, cintura marcada, saias lápis ou tulipa e saias em A. Também combina com peças de alfaiataria e roupas mais encorpadas.

Usar com meia é um problema, pode fazer o sapato ficar muito escorregadio. Por isso a mule é ótima para dias mais amenos e meia estação.
Louis Vuitoon, Miu Miu e Prada nas passarelas
Cuidado com o comprimento midi, longuete ou cropped para saias e vestidos. Esse calçado já envelhece um pouco a produção, se usar com saias na batata da perna, vai ficar parecendo sua vovó. Esse tipo de visual fica muito pesado em mulheres gordinhas.
Celebridades e as Mules
Por outro lado, calças mais curtas e cigarretes são melhores aliadas das mules que as skkinies e as flares. Afinal, se for pra cobrir a parte de trás do pé, melhor usar o bom e velho scarpin.  

Vamos aguardar pra ver se a moda pega e as divas plus size vão aderir. 

Tem a sua? Mande e-mail para: maggnificas@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com