Organizando a cozinha - parte 1

escrito por Marina Sena


Olá meninas!
Hoje vou falar sobre a organização da cozinha!
Não sou “expert” como na arrumação do armário, mas vamos lá porque eu sou a MaGGnífica virginiana!

Antes de tudo, é preciso saber que o truque é deixar tudo o que você usa mais sempre às mãos. Uma cozinha precisa de praticidade!


Pra começar!

1. Reúna todos os potes e tampas que estão espalhados pelos armários da cozinha. Se tiver filhos, inclua-os na missão de encontrar os pares tampa + pote. Tampa sem pote vai para reciclagem e pote sem tampa pode ir para reciclagem ou ser usado como organizador para guardar pequenos itens dentro do armário. Elimine todos os potes manchados, rachados e velhos. Guarde somente os potes novos e bons.

2. Agora é só separar uma parte do armário para guardar todos os potes. Separe um grande para acolher todas as tampas e encaixe os potes do maior para o menor.
3. Verifique a data de validade dos alimentos. Jogue fora o que já estiver vencido e planeje suas próximas refeições de maneira a utilizar os alimentos que estão para vencer. Faça o mesmo na geladeira e procure por alimentos e sobras de refeições que infelizmente já não podem ser consumidos.

Especificidades
1.      Gavetas
Os utensílios nas gavetas se multiplicam inexplicavelmente não é? Dê uma olhada e pense em quantos de cada um você realmente precisa.
Organize-as de cima para baixo, por ordem de importância/uso.
Sugestão: na primeira coloque talheres menores, num separador de talheres (custa pouco e organiza melhor). Na segunda, guarde conchas, coadores, escumadeiras, pegadores, abridores de lata e utensílios maiores. Panos de prato podem ficar na terceira, enquanto toalhas e jogos americanos, na última.

2.      Debaixo da pia
Opte por guardar nas portas à esquerda e à direita do fogão temperos e mantimentos de uso diário, como arroz, feijão, açúcar e pó de café. As panelas ficam melhores se mantidas nas portas centrais.
Assadeiras devem ser organizadas uma dentro da outra, por tamanho. Assadeiras de aro removível e formas para pudim e bolo também devem ficar agrupadas perto do fogão.
3.      Armários
Divida os armários, guardando objetos por grupos. Uma prateleira dentro do armário é boa para guardar mantimentos abertos que não precisam de geladeira, em latas ou vidros bem fechados.
Tigelas plásticas, escorredor de arroz, secador de salada e bacias, usadas no preparo ou pré-preparo dos alimentos podem ser guardados em uma prateleira acima ou embaixo da pia ou em um local próximo à bancada.
Separe os potes com tampas e os organize por tamanho e abertos para evitar que conservem odores dos alimentos.
Enfileire os copos iguais, assim, quando abrir o armário você terá acesso a todos os tipos, não precisando se esforçar para pegar um tipo que esteja no fundo.
Empilhe os pratos por serviço – rasos, fundos e de sobremesa. Os pires seguem a ordem: pires de chá e pires de café. Arrume as xícaras de chá e café respeitando o espaço do armário.
Além dos armários, use os espaços abertos e disponíveis para colocar alguns utensílios, como a fruteira ou a cafeteira, e assim também será uma forma decorar o ambiente.

4.      Prateleiras
Olhe para cada canto de sua cozinha e veja onde é possível instalar prateleiras. Quanto mais espaço para armazenamento (especialmente nessas cozinhas minúsculas de hoje em dia), melhor.

5.        Despensa
Organize os itens por categoria. Por exemplo, use uma prateleira para arroz, feijão, farinhas, açúcar, sal e massas. Em outra prateleira, coloque molhos, extrato de tomate, maionese e latarias como ervilha e milho. Use outra para doces, leite em pó, achocolatado, leite condensado. Junte itens pequenos, como caixinhas de gelatina, em uma caixa maior ou em uma vasilha plástica.


No próximo post, falaremos sobre outras dicas, boas ideias e produtos úteis.
Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com