MaGGnífica Centopéia: Mary Jane ou Sapato Boneca

escrito por Maggníficas


Os nossos fofíssimos sapatos bonecas, são conhecidos como "Mary Jane" no resto do mundo. O design atual desse tipo de calçado é basicamente aquele fechado, com ou sem salto, cava decotada (próxima dos dedos) e uma ou mais tiras cruzando o peito do pé.

A origem do nome Mary Jane se deve às historinhas em quadrinhos chamadas "Buster Brown" criadas por Richard Outcault no começo do século passado. Buster tinha uma irmãzinha chamada Mary Jane que usava um sapatinho baixo, de ponta redonda e com uma tira no peito do pé. A empresa Brown Shoe Company comprou os direitos e elaborou uma linha de roupas infantis. O modelo ficou famoso e hoje é um clássico (especialmente no inverno) no guarda roupa de meninas e mulheres do mundo todo.

Em versões renovadas, de vários materiais e padrões diferentes, o boneca perdeu a carinha de sapato de menina. Mas vamos combinar que não tem nada melhor do que eles pra compor um visual girlie ou retrô. Quanto mais redondo o bico, mais romântica e feminina a peça fica.

Use com saias rodadas ou em A, vestidos tubos, calças skinny ou cropped ou ainda shorts, bermudas e calças de alfaiataria. São bons, por exemplo, para equilibrar produções mais sensuais sem o perigo da vulgaridade de sandálias de plataforma ou abotinadas. E também vão bem com looks "masculinos" (ternos por exemplo), pois diminuem a sisudez do visual.

As versões sem salto ficam ótimas com minissaias, jeans e momentos bem informais. O único cuidado é não deixar a produção "idosa" ou "infantil" demais. Portanto, ao combinar Mary Jane com laçarotes, babados, cor de rosa e florzinhas, não se esqueça de equilibrar com uma peça moderna e de modelagem clean pra não fica muito "nhoooonnnnwwwww" (o que é meio ridículo em mulheres adultas). 


No mais, o Mary Jane só não fica bom com modelagens muito amplas e visual "largado", como street wear (calças cargos, por exemplo).  

Com salto ou sem salto, são um dos tipos de sapato que, na minha opinião, mais valorizam os pés e pernas (e definitivamente, um dos meus sapatos favoritos).

Os meus Mary Janes  (Moleca, Via Marte e Melissa)

Alguns modelos:


Versões Flat

Melissa Viviene Westwood - Anglomania - Croco Mary Jane

Melissas Ashia (Pequeno Príncipe)


Mary Janes Louboutin (toda centopéia AMA)




E as inspirações plus size (eu acabei achando bastante coisas em blogs gringos, então aproveite pra conhecer):

Audrey do Big or not to Big (Mary janes cap toe)

Litha Bacchi do Blog Mulherão

Allison Teng do Curvy Girl Chic

Jay Miranda

Raissa Khan do Recém Juntada

Rawr Manifesto

Gabi de GabiFresh

Amber Riley

UPDATE:

Eu acabei comprando os meus Slipers. Olhem que fofo!

Esse é da Dakota


Um comentário:

  1. Adoroooooooooooo sapato boneca (♥)
    Os seus são lindos cunhada!!!

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com