Os coturnos vem se insinuando nos últimos anos, mas parece que dessa vez vão pegar com uma força similar à decada de 90.
Criados no começo do século passado, especialmente para proteger os pés dos soldados, os coturnos foram adaptados para a vida civil pela marca
Dr. Martens durante a II Guerra Mundial e se tornaram fashion com os punks no fim da década de 70.
Hoje, os coturnos ou combat boots, são botas de amarrar, de cano médio a alto, com sola pesada e com muitas ranhuras, normalmente de borracha, e salto tacão baixo a médio (2 a 5 centímetros). Já houveram, porém, versões de salto alto, mas sempre grossos.
Quando eu era adolescente, a moda era usá-los com minissaia de pregas e meia calças e meiões 3/4 ou 5/4 (era um look lindo de morrer!). Hoje, o coturno vem democrático e pode ser usado com quase toda produção casual de inverno.
 |
Coloridos |
Os coturnos de 2012 são predominantemente em tons de marrom e suas variações (cáqui, café, castor, camelo, etc), num estilo mais "safári" do que punk dos anos 80.
 |
Coturnos da temporada |
A regra é abolir combinações masculinas, militares e roupas muito largas para não parecer alguém pronta pra trincheira. Ele também não casa muito bem com tecidos nobres e modelagens muito sociais.
 |
Versões da Moleca |
Fica ótimo com leggings e skinnies, casacos compridos , camisas de botão, coletes, maxi saias, jeans e sarja, camisetas e jaquetas. Shorts (jeans ou de couro) e saias ficam melhores em que tem pernas mais finas ou com meias grossas (o coturno corta a silhueta bem no meio das pernas e achata/engorda MESMO).
 |
Coturnos Dr. Martens (e a típica alça na parte de trás) |
Você pode pensar em peças de três estilos pra ajudá-la a combinar com as botas, Nesse caso o truque é usar roupas básicas e uma ou outra peça nessa referência, além do coturno:
 |
Celebridades e seus coturnos |
1) O estilo rocker: bastante roupas pretas e cinzas, releituras dos anos 80, jaquetas perfecto, jeans, tachas, caveiras e metalizados. Qualquer coisa além disso, só serve para quem realmente gosta de rock e está indo a um show. Fuja correndo de fcar parecida com uma Paquita Gótica (a não ser que esse seja de fato a forma como se veste). Isso só fica bonito da Amy Lee do Evenescence.
2) O estilo girlie: combinar peças leves e femininas com calçados pesados é segredo de sucesso, mas é preciso ter estilo. Vestidos leves com coturnos e um casaco ou jaqueta, por exemplo. A tendência é ficar meio adolescente demais, mas é possível deixar a produção mais adulta usando um vestido básico, de cor neutra, ao invés de florais, xadrez ou tecidos fluidos. Outras aposta é usar blusas, saias e vestidos de renda (ou com aplicação de renda) misturada a outras peças mais pesadas.
3) O estilo folk/boho: levemente inspirados nos anos 70, esses estilos trazem estampas étnicas, xadrez, cores como bege, ferrugem, conhaque, chocolate, e materiais como couro, camurça, lã, tecidos com trama aparente e peles. Combina muito bem com os coturnos e pode ser complementado com uma encharpe ou uma bolsa comprida, por exemplo.
E vamos aos looks!
 |
Amber Riley |
O meu coturno é velho, super pesado e foi muito utilizado na minha fase rock and roll. Agora mora no guarda roupa da casa da mamãe. Quem sabe eu monto um look com ele...
Look das Leitoras:
E nossas leitoras MaGGníficas mostram seus looks com os sapatos das colunas anteriores:
Regina Baracho, causando de vermelho e
Mary Jane
Mostre seus sapatos pra nós: maggnificas@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário