Glossário de Moda: Pied de poule

escrito por Daniele Santos


Trata-se de uma trama tecido ou uma estampa que é considerada um tipo de xadrez, geralmente em duas cores, cujo formato lembra pegadas de galinha. Isso mesmo! Pied-de-poule (diz-se: piê de pul), assim como muitos termos usados na moda, têm origem na língua francesa que poderia ser traduzido como língua "pé de galinha".


   "Esse tipo de desenho é muito encontrado em tecidos de lã, de gramatura leve ou média. Na estamparia, pode ser visto em qualquer outro tipo de tecido, aplicado em calçados, bolsas, lenços, entre outros." do site Portais da Moda 
 
Em lingua inglesa se usa o termo Houndstooth (dentes de cão), e em geral se considera que os dois nomes são equivalentes, mas, segundo o professor de Desenho de Padronagem Ricardo Artur Carvalho "o pied de poule costuma ter uma forma característica mais assimétrica, enquanto o dog’s tooth apresenta-se mais na forma de cruz (ou suástica)." (eu poderia jurar que era o contrário... )


Criado no século 19, na França, era usado em peças invernais masculinas, mas Coco Chanel (sempre ela, né?) a trouxe para vestuário feminino. Como a moda é cíclica e cada vez mais democrática e atemporal, super vale a pena investir em alguma peça desse padrão para dar personalidade ao seu look (principalmente no inverno!), seja no clássico branco e preto ou nas versões coloridas! 


Outro termo para a estama é Pied de Coq (pé de galo) que é o mesmo desenho , mas em tamanho maior.





Podemos assumir um look clássico com ares de riqueza ou apostar em peças bem coloridas e alegras ou criar visuais bem alternativos.


Pimenta Nativa


Ashley Stewart


Donna Ricco


Bolsa Guess coleção 2012

Vanessa Raya do blog Sapatinho de Cristal
Agora, impactante mesmo foi Lady Gaga vestida dos pés à cabeça de pied-de-cóq, inclusive unhas, piano, microfone,... 




Várias coisinhas!!!





Postagens relacionadas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com