Essa Moda Pega: Jaqueta Perfecto

escrito por Alinne Rosa



Olha só a Márcia da lojinha perto do serviço de novo toda trabalhada nas tendenÇas!
Dessa vez ele investiu na bota cano longo, maxi colar gola, legging encerada (da qual já falamos aqui) e jaqueta Perfecto, com tachas na lapela! E é da jaqueta que vamos falar hoje!!!


Após a Segunda Guerra Mundial, o estilo biker (motociclista em inglês) se popularizou nos EUA, principalmente pelos filmes "hollywoodianos", o principal deles estrelado por Marlon Brando, "The Wild One", de 1954, no qual o astro, líder de uma gang dos motociclistas, aparece vestindo uma Perfecto, incorporando uma atitude de rebeldia e angústia.

Os anos 50 foram marcados por mudanças em todas as esferas, consequência do período de guerra. Na moda, as tendências deixam de ser ditadas pela alta costura e passam a ser criadas nas ruas. Os soldados que voltaram da guerra abandonaram o terno, a gravata e o cabelo bem aparado e penteado e adotaram um visual mais rebelde, inspirado nas grandes produções cinematográficas, o que se espalhou para Londres, na Inglaterra, e posteriormente outros países europeus.
A Perfecto utilizada por Marlon Brando em "The Wild One" foi criada por Irving Schott, em 1928, especialmente para motociclistas, com o intuito de protege-los em caso de queda. A responsável pela distribuição das jaquetas era a própria fabricante de motos Harley Davidson. Em 1913, Irving e seu irmão Jack, os Schott Brothers, já vendiam peças impermeáveis que protegiam do vento e da chuva. Em 1925, introduziram o zíper no lugar dos botões e cinco anos depois vendiam jaquetas de couro para os pilotos da Força Aérea Americana. Em 1954, Marlon Brando eternizou a Perfecto.

A Perfecto, jaqueta preta de couro com a qual os bikers se rebelaram contra as convenções sociais, políticas e culturais, tornou-se um ícone de estilo e desencadeou o conceito de street style.

Posteriormente, a Perfecto conquistou outras "tribos": os ton-up boys (grupo urbano motorizado de Londres); os rockers (que no início dos anos 60 customizavam suas jaquetas com botons); os greases (meados dos anos 60); e os punks (no final dos anos 80 e início dos 90).



Madonna, no filme "Who's that girl?", Geroge Michael, no clipe de "Fredoom" e Tom Cruise, em "Top Gun" trouxeram nos anos 80/90 a Perfecto de volta ao cenário fashion com força total.




E nos anos 2000 a Perfecto é sempre parte das coleções de inverno, sempre renovada.

Balenciaga / Burberry / Balmain

Blumarine / Jean Paul Gaultier / House of Holland

John Galliano / Moschino / Just Cavalli 

V. Rom inverno/2011


Blogueiras que a gente adora também passeiam por aí com suas jaquetas Perfecto:


Vanessa Raya do Sapatinho de Cristal
Sthéphanie Zwicky do Le Blog de Big Beauty
Tanisha Awasthi do Girl with Curves
Mandy Fierens do The Curvy Blogger


E "azamiga" plus size têm diversas opções para entrar na moda nesse inverno:


- Kauê Plus Size










- Lunender para Loja Mulherão




- Best Size




- Wish Fashion




- Talento Modas Minas (manequim 42 a 54)








- Etiketa Plus Size









E vocês, já têm uma jaqueta Perfecto para chamar de sua nesse inverno? Eu já tô providenciando a minha.




P.S.: repararam que todas as vezes em que escrevi Perfecto eu iniciei com letra maiúscula? E não foi por acaso. Acontece que Perfecto é uma marca registrada pelos Schott Bros., refere-se a uma jaqueta biker (motociclista) específica. "Toda Perfecto é uma biker, mas nem toda biker é uma Perfecto". Mas o termo acabou sendo incorporado para designar jaquetas bikers semelhantes, assim como usamos Cotonete para qualquer haste flexível com pontas de algodão ou como nossas mães/avós chamavam todo e qualquer absorvente descartável de Modess.




Fonte: Comunidade Moda
Fotos: Reprodução




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com