Planejamento MaGGnífico - Parte 2

escrito por Marina Sena


Olá!
Hoje falaremos sobre os motivos para planejar e como fazer isso!

MOTIVOS PARA PLANEJAR
- Registrar ideias e acompanhar projetos;
- Organizar atividades com base em suas metas e objetivos;
- Lembrar-se de tarefas futuras e de prazos importantes;
- Diminuir o nível de stress, pois um bom planejamento pode dar a segurança de que seus objetivos serão atingidos;
- Avaliar seu progresso. Planejar as atividades do dia e da semana irá te mostrar se você está ou não seguindo o programa.


COMO PLANEJAR
1. Objetivos:
O primeiro passo para criar um planejamento bem sucedido é definir seus objetivos. Separe alguns minutos para colocar as ideias no papel.

2. Atividades necessárias:
Definidos os objetivos, é hora de pensar nas atividades necessárias para realizar cada um. Escreva tudo em uma ordem lógica e estime o tempo necessário para completar cada atividade. Isso será de extrema utilidade quando você for agendá-las.

3. Pessoas envolvidas:
Defina os papéis que você irá desempenhar bem como os papéis que outros irão ter para ajudá-lo. Isso evita as redundâncias de atividades e nos faz ganhar tempo.

4. Definição
O ideal é planejar não apenas as atividades da semana ou as atividades do dia, mas sim ambos. A agenda da semana irá nos dar uma posição geral sobre o progresso total que estamos obtendo, enquanto a agenda diária irá nos informar se estamos realizando as atividades programadas para aquele dia em específico. É muito importante sermos pontuais com as atividades diárias. Só assim podemos concluir com êxito as atividades planejadas para a semana.

5. Avaliação
Avalie sempre seu desempenho para que seja possível determinar se você está no caminho certo. Se não estiver, é importante se ajustar e retornar ao planejado. Essa é a parte que o planejamento diário se torna mais importante. Tire alguns minutos no meio do dia para realizar essa avaliação e tome as medidas corretivas necessárias para voltar à ideia inicial.

6. Comparação
Quando você alcançar seu objetivo, compare as atividades realizadas com o seu planejamento inicial. Isso irá ajudá-lo a descobrir se você fez ou não um bom planejamento, atingindo suas metas.

7. Resultados
Depois que você começar a aplicar isso tudo, será possível ver claramente os resultados do planejamento na sua vida. Ter um plano de ação nos ajuda a verificar o nosso progresso e saber se estamos seguindo o caminho certo ou não para atingir os objetivos definidos.


DICAS
- Revise o dia anterior na agenda e verifique o que ficou pendente para ser priorizado hoje, delegado ou agendado para outra data;
- Revise seus lembretes e anotações para lembrar-se de algo para ser feito hoje;
- Calcule o tempo de cada tarefa, isso evita que você trabalhe mais que o previsto. Seja realista com cada tarefa e reserve um tempo para o seu amigo e conhecido Murphy;
- Tome cuidado com excessos, não adianta programar mil tarefas e conseguir executar apenas metade, pois você irá frustrar-se;
Acabou de combinar uma mudança num trabalho? Agende imediatamente. Passou pela sua cabeça que você talvez não esteja dando a atenção necessária a seu filho ou ao parceiro? Agende imediatamente uma ação para consertar isto, como a compra de um ingresso, envio de flores, etc.

Algumas coisas foram vistas aqui e aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com