Decisões e escolhas

escrito por Marina Sena


Jajá estaremos no 3º mês do ano.
Você já está colocando em prática tudo que planejou?
No início de todo ano somos invadidos por aquela sensação de que com as decisões certas todos os sonhos serão realizados. Só que entre o sonhar e o realizar existe a ação. O que você está fazendo a respeito?
O caminho da vida é feito de decisões e escolhas. Assim, o que cada um de nós é hoje, é consequência de escolhas e ações que adotamos.
Algumas são essenciais e dizem respeito a nossa religião ou nosso papel social. Existem também as operacionais, como a roupa que vamos vestir hoje. A todo o momento fazemos escolhas, conscientes ou não, por ação ou omissão. Não escolher é também uma escolha.



Algumas pessoas têm muita dificuldade ao tomar uma decisão ou escolher algo. Há algumas coisas a serem feitas que podem ajudar:

- Dê ouvidos a intuição.
Ficam registrados no inconsciente todos os fatos que já aconteceram na sua vida. A mente busca essas opções que se baseiam na experiência de cada um, nos valores e emoções. Mas tome cuidado para não ter julgamentos impulsivos e decisões precipitadas. Use a intuição aliada à lógica.

- Aprenda a dizer sim.
Quantas vezes você deixa de aproveitar uma oportunidade por medo de alguma coisa dar errado? Permita-se arriscar.

- Aprenda a dizer não.
Mantenha-se firme ao dizer não para tudo que te faz mal e te agride.

- Valorize o silêncio.
Você aprende a lidar com seus pensamentos, medos e emoções. Conhecendo o que se passa dentro de você, estará mais preparado para decidir e escolher.


- Escute e observe.
Podemos aprender muito com os erros e acertos de outras pessoas.

- Mexa-se.
Comemore conquistas, viva da melhor maneira possível, faça tudo que tiver vontade. Viva! Não deixe a vida passar por você.

- Rejeite fofocas.
Não tome decisões pensando no que outros vão pensar de você. A vida é sua e você que viverá e será responsável pelas consequências (boas ou ruins) de sua decisão.

- Mantenha a mente aberta.
Às vezes vamos para um lado por não conhecer o outro. Permita-se conhecer coisas novas, esteja aberto para novos conhecimentos e experiências. Experimente novos caminhos, cortes de cabelo, esportes, comidas, filmes... Renove-se.


- Respeite suas crenças e valores.
Uma das coisas que mais têm influência sobre nosso comportamento e sobre nossas escolhas são nossas crenças e valores. Alguns podem ser extremamente úteis, como acreditar que tudo o que nos acontece pode ser uma oportunidade. Outras podem ser negativas, como a de se acreditar vítima das circunstâncias, na base do "isto só acontece comigo". Pense e reflita sobre os impactos que suas crenças sobre a vida podem lhe causar.

- Assuma suas escolhas.
Esteja consciente das escolhas que você está fazendo. É essa consciência que te permite assumir a responsabilidade por seus atos e assim, tomar novas decisões: continuar ou mudar o que está sendo feito. Toda escolha tem uma consequência e devemos nos responsabilizar por ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com