MaGGnífica de Corset - Parte 1

escrito por Maggníficas


Com a publicação das fotos do Cabaret MaGGnífico, recebemos diversos pedidos de mulheres querendo saber mais sobre as roupas que usamos e os tipos de corselet/espartilho/corsets. Então eu fui buscar informações com o pessoal da Black Cherry Corset, que conheci no último Dia de Modelo do Blog Mulherão do ano passado.

Eu queria aprender um pouco mais sobre uma das peças mais sexies do guarda-roupa feminino (e uma das poucas que são unanimidade entre homens e mulheres) e pedi à Suzane Barbosa, corsetière da grife, que me mandasse alguma informação. Ela foi além e escreveu uma matéria extremamente esclarecedora e gostosa, que transcrevo na íntegra:

Corset
Cena clásica de "E o Vento Levou"

Desde sua criação, (não existe de fato, uma data específica, mas se tornou vestimenta obrigatória para realeza e a alta sociedade no século XVI ) o corset jamais sumiu por completo, mesmo  no começo do século XX quando formas naturais estavam em alta e peças mais confortáveis foram criadas.

O que é um Corset?

O corset* é uma peça confeccionada individualmente e artesanalmente, com o poder de mudar a estrutura do corpo, corrige a postura e afina a cintura, deixando o corpo num formato de ampulheta (o mais desejado entre as mulheres) destacando os seios e quadris e deixando a mulher com uma silhueta mais elegante. 

Diferente das cintas modeladoras,o corset é uma peça rígida, feita com várias camadas de tecido e com estrutura metálica. Por ser tratar de uma peça estruturada, que não se molda ao corpo como outras peças, para um caimento impecável e conforto, é necessário que esta seja confeccionada com as medidas da usuária.

Na parte de trás do corset, está uma das suas características mais amadas e marcantes, (além da cinturinha fina, é claro!) apreciado por muitos fetichistas, a amarração! Feita por ilhóses e cordão, na maioria das vezes acetinado. Sem a parte da amarração fica impossível a colocação do corset e do ajuste ideal para a usuária.
Corselets do Lingerie.com.br
*Corset em português é Espartilho, porém a grande maioria dos Corsetières/Corsetmakers (como são chamados os profissionais em confecção dos corsets) dão preferência por chamar a peça de corset, devido a palavra espartilho ser muito relacionada a lingerie facilmente encontrada em lojas que nada tem haver com o corset legítimo, é somente um peça inpirada.


Qual a diferença entre corset, corselet, corpete e espartilho?
 
Corset

Como dito acima, o corset é uma peça confeccionada artesanalmente, com várias camadas de tecido e estrurado por barbatanas metálicas, a grande maioria das peças são feitas sob medida, o corset tem o poder de mudar o formato e a estrutura do corpo radicalmente.


Alinne Rosa no DDM sem e com corset da Black Cherry Corset
Corselet

O corselet é uma peça inspirada no corset tradicional, porém é confeccionada com 1 a duas camadas de tecido no máximo, e é estruturado com barbatanas de plástico, essa peça geralmente é fabricada em larga escala nos tamanhos padrão (P,M,G)  também são chamadas corselets, aquelas lingeries usadas como fetiche ou adorno, que na loja é chamada erroneamente de espartilho. O corselet não tem o poder de modificar o formato do corpo, ele molda levemente e evidência as formas naturais. Não serve para Tight Lacing.
Corselets do lingerie.com.br
**Com a popularidade do corset em alta, corselets importados estão sendo vendidos como corsets legítimos, para que você fique atenta e não caia nesse golpe, saiba que um bom corset underbust tradicional para tight lacing, não sai por menos de R$200,00**

Corpete
Etiketa plus size

Corpetes são blusinhas estruturadas com barbatanas de plástico, atualmente bastante encontradas em lojas, as mais estruturadas e glamourosas, são usadas em vestidos de noivas e debutantes.

No próximo post, a Suzane contará mais sobre os tipos de corset e como ele pode ser usado por mulheres GG.


3 comentários:

  1. Adorei meu antes e depois! Os corserts da Black Cherry são ótimos... Bjks

    ResponderExcluir
  2. Eu tive a alegria de usar um corset sob o meu vestido de noiva, feito do jeitinho que vocês explicaram, super firme e sob medida para o meu corpo. O objetivo era dar uma modelada na cintura e valorizar os seios. O efeito foi FANTÁSTICO! É caro, mas vale cada centavo! Quero um pra mim, afinal tive que devolver o corset junto com o vestido. Vocês sabem onde podemos comprar essas belezuras?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com