Liquidações de Janeiro

escrito por Marina Sena


Janeiro é o mês das liquidações.
Mal passaram-se as festas de final de ano, e os grandes descontos estão aí. 



E quem é que não gosta dessa palavrinha mágica?
Os shoppings e comércios populares estão bombando. Parece que o clima de Natal não passou!
Vemos sempre no mês de Janeiro aquelas filas enormes, onde os consumidores esperam na frente de uma loja de departamentos para conferir de perto os descontos e zerar os estoques.

Mas devemos tomar cuidado com alguns quesitos, afinal o início do ano é época de gastos como matrícula, material escolar, uniforme, IPTU e IPVA. Desta forma, antes de sair às compras de liquidação, reflita sobre o seu orçamento a fim de não sobrecarregá-lo. Evite comprar por impulso.


Algumas lojas oferecem desconto de até 70% em alguns produtos, que servem de chamariz para a venda de outros itens, com preço normal.
Além das compras, muitos consumidores procuram as lojas para trocar presentes, e correm o risco de levarem mais peças da loja por causa do preço.

A Fundação Procon-SP divulgou um alerta para que os descontos não se tornem uma grande dor de cabeça. Para evitar problemas é preciso ter calma na hora de correr atrás das liquidações:

- Antes de comprar, verifique as ofertas em folhetos publicitários, encartes e outros. Assim, você poderá definir previamente o que precisa, evitando as compras por impulso;

- Evite fazer as compras de forma apressada. Não deixe de verificar a qualidade do produto, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem;

- Se o produto apresentar algum vício de qualidade ou de quantidade que o torne impróprio para o consumo, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência. Se não o fizer, o consumidor tem o direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou a devolução das quantias pagas com correção monetária;

- Quanto ao pagamento, é sempre bom saber quais são as opções que a loja oferece, compará-las com seus recursos financeiros e se é possível ter mais desconto à vista. Nos pagamentos com cartão de crédito o preço não deve sofrer alteração.

Fundação Procon-SP oferece regularmente cursos e palestras gratuitos aos consumidores, em sua sede. Estão abertas as inscrições para as palestras:
- Orientação Financeira: ajuda a organizar o orçamento doméstico no início do ano. Dia 12/01/2012, das 9h às 12h. Para mais informações e inscrição, clique aqui.
- Direitos Básicos do Consumidor: aborda pontos relevantes dos direitos dos consumidores, apresentando os principais problemas de consumo. Dia 31/01/2012, das 9h às 12h. Para mais informações e inscrição, clique aqui.

E vocês, estão gastando muito em Janeiro?


4 comentários:

  1. Ufa, esse ano eu consegui segurar as pontas. Passei longe de lojas e estouevitando olhar as liquidações. Mas em regra, eu me ferro nas promoções de agosto! rs Adoro seus posts sobre finanças, parceira! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Passar pelas liquidações de janeiro imune é uma grande batalha!
    Parabéns! Rsrs
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Por incrivel que pareça eu ñ sofro com as liquidações, pois eu raramente saio pra comprar roupa, eu prefiro fazer. Toda vez que saio pra comprar ñ acho nada que fique bem em mim , então evito shoppings e liquidações mas pra quem gosta eu dou o conselho do auto controle pra ñ sair dando a louca no cartão de crédito, bjks lindas.

    ResponderExcluir
  4. Simone, que ótimo que vc faz suas roupas! Eu bem que queria saber!
    Pra quem adora liquidações, ter autocontrole nessa época é essencial!
    Beijos!

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com