Juntando dinheiro em 2012

escrito por Marina Sena


Olá! Quem de vocês gastou demais ano passado e quer juntar dinheiro esse ano?

Economizar e ter depois um valor legal para investir em você ou na família pode ser muito bom! Para controlar melhor o dinheiro, você precisa antes de tudo ter determinação, disciplina e força de vontade.

Vamos à algumas dicas?

1. Motivação.
Primeiro você deve pensar em algo que realmente te motiva para guardar dinheiro. Quer ter uma aposentadoria antes de envelhecer? Quer fazer a viagem dos sonhos?
Pense sempre no seu objetivo, pois assim tudo fará mais sentido para você.


2. Organizar o orçamento.
A primeira coisa que você tem que fazer é saber exatamente qual é sua renda e com o que se está gastando. Para isso é necessário detalhar TODOS os gastos. Você pode fazer essas anotações em qualquer lugar, desde que tudo seja anotado e todos os dias. 

3. Dividir o orçamento.
Divida o orçamento em 4 grupos: A, B, C e D, onde:
A - alimentos: não podem deixar de ser consumidos.
B - básico: contas fixas como água, luz, telefone e outros gastos imprescindíveis.
C - contornável: são certos confortos que tornam a vida melhor e que em uma eventualidade podem ser cortados, como por exemplo a TV a cabo.
D - desnecessário: coisas que pagamos sem ver e sem saber porque, como por exemplo anuidade de 3 cartões de crédito sendo que somente um é utilizado.



4. Fazer uma poupança.
Depois de pagar todas as dívidas do mês, faça uma poupança com o que sobrar. Defina um valor fixo para depositar na poupança e classifique-o como despesa básica, assim você não deixa de depositar todo mês.


 



5. Abra mão de despesas desnecessárias.
Temos que aprender a discernir o que são gastos essenciais e o que são gastos supérfluos, por exemplo:
- Antes de ir ao supermercado, faça uma lista para definir o que realmente precisa. E evite sair de casa com fome, pois tudo na rua fica mais apetitoso e assim você acaba gastando mais. 
- Cuidado com as promoções. Verifique se realmente precisa do produto antes de comprá-lo. Ao fazer compras parceladas, verifique se elas cabem no seu novo orçamento (pense na poupança) e se terá condições de quitar as prestações.
- Se você puder ir almoçar em casa ao invés de comer na rua por exemplo, vá! Ou leve algo de casa e tenha sempre uma bolacha e/ou frutas consigo.

6. Explique à sua família sobre seus novos hábitos financeiros e peça a colaboração de todos.
Uma das formas é, junto com a família, (re)descobrir o prazer pela cozinha. Cozinhe! Restaurantes também ajudam a acabar com o dinheiro suado do mês e cozinhar em conjunto pode ser muito divertido.

Algumas dicas foram retiradas daqui.


2 comentários:

  1. Muito legal este post!
    Eu também decidi cuidar melhor do meu dinheiro depois que assisti uma reportagem sobre velhinhos passando dificuldades e passando a ser dependentes dos filhos na aposentadoria.
    Tenho uma dica de aplicativo para quem usa Iphone: Money Care. O aplicativo é amigável, a interface é bonitinha e como não desgrudo do celular consigo anotar todos os gastos no momento em que eles ocorrem e não corro o risco de esquecer depois.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Realmente ser dependende dos filhos na aposentadoria é um ótimo motivo pra começar a juntar dinheiro!
    É tão bom poder decidir sobre nossas escolhas.
    Obrigada pela dica do aplicativo.
    Beijo!

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com