Para um 2012 MaGGnífico: a escolha é sua!

escrito por Carol Caran


2011 foi um bom ano para mim, por diversas razões. Eu encontrei o melhor companheiro do mundo, obtive progressos profissionais há muito desejados, criei o MaGGníficas com a Dani e participei de eventos do mundo plus que elevaram minha auto estima, fiz muitos novos amigos... Enfim, no meu balanço, o ano que passou foi topíssimo

Enfrentei muitos problemas, alguns de natureza bem séria. Passei por momentos de muito stress e cheguei a pensar "eu não dou conta". Mas agora, esse episódios parecem muito distantes e menos importantes. Talvez, a minha atitude ao entrar no ano passado tenha, enfim, surtido efeito de maneira geral. 

De 2003 a 2009, eu só consigo me lembrar como "os piores anos de todos os tempos". 2010 foi o ano do renascimento. Necessário, mas não menos doloroso. Eu decidi que seria feliz em 2011. Resolvi que não importa o que houvesse, eu tomaria a rédeas da minha vida em minhas mãos e nunca mais deixaria as situações me levarem, sejam quais fossem. 

Cheguei, então, à conclusão que não são os problemas ou as felicidades que importam, e sim como você reage a elas. 

Por isso, eu não vou desejar apenas que vocês tenham amor, paz, dinheiro, alegrias e o que mais se costuma desejar nessa época do ano. 

Meus votos são para que você:

1) Agradeça com frequência: não importa se você acredita em Deus, uma força superior ou no acaso. Mas se você se forçar a agradecer diariamente por 10 coisas boas que aconteceram no seu dia, vai aprender a mudar o ponto de vista e parar de focar nas coisas ruins. Reconhecer a existência de pequenas ou grandes bençãos em sua vida atrairá muitas e muitas mais. 

2) Não se vitimize: as pessoas sofrem e nosso mundo não é exatamente um parque de diversões. Diariamente alguém perde um filho, uma casa, uma parte do corpo. Nesse exato minuto alguém sente fome, dor, desespero. O mundo não conspira contra você. Se tentou e não deu certo, tente novamente. Você não está sozinho em suas frustrações. 

3) Assuma sua parcela de culpa (e apenas a sua): ter em mente que não podemos controlar o que as outras pessoas pensam, sentem ou fazem, abre caminho para a única mudança possível, a sua própria. Se o namorado não corresponde às expectativas, mude de expectativas ou mude de namorado. Tentar mudar o namorado é tarefa inútil e muito mais sofrida do que aceitar as coisas como são ou ir deixá-las ir. Isso vale para o emprego, a família, o próprio corpo... 

4) Faça e aconteça: o mundo está cheio de histórias de superação. Não dá para aceitar que as dificuldades possam impedi-lo que lutar pelos seus objetivos. 

5) Tenha paciência: às vezes, é preciso que você passe por certos acontecimentos ou frustrações antes de conseguir o que quer. Saiba esperar e reconhecer que certas coisas levam tempo para acontecer. O que é bom pro outro, não será necessariamente para você. 

6) Saiba que é OK ficar triste:  nosso mundo supervaloriza a alegria e a velocidade das coisas. Terminou o namoro? Vamos pra balada, a fila anda. Perdeu o emprego? Toma antidepressivo. O coração às vezes precisa do luto. E não tem nada de errado em se sentir melancólico de vez em quando. A tristeza deve ser proporcional ao evento que a causou. Só não permita que vire rotina. 

7) Pare de usar o peso como desculpa: pessoas gordas costuma culpar a obesidade por todos os seus males. Talvez, magra, você seja capaz de atrair mais pessoas superficiais. Mas os problemas não vão magicamente embora pra quem usa manequim 38. Converse com uma dessas pessoas pra saber. 

8) Deixe as mágoas para trás: todos carregamos o nosso fardo de más recordações e lembranças de pessoas que nos magoaram ou traíram. Tentar perdoar ou deixar pra lá, sinceramente, essas situações vão tirar o peso do mundo das suas costas e abrir as portas para novas oportunidades. 

9) Tenha metas reais: talvez um dia nós possamos acordar com a barriga da Shakira ou aparecer na capa da Forbes como a mulher mais rica do mundo. Mas é menos frustante estabelecer metas realistas e que podem ser alcançadas com o esforço que cabe no dia a dia. Como usar manequim 44, tingir o cabelo ou ter uma promoção. 

10) Não se deixe afetar: algumas pessoas costumam achar que podem dizer o que lhes vem à cabeça, seja por crueldade ou por pensarem estar fazendo "críticas construtivas". Em regra, isso machuca muito. Evite essas pessoas, ou se não for possível, crie mecanismos para lidar com suas palavras. Ninguém que lhe quer bem, tem o direito de magoá-lo com frequência. Mas esse poder. é você quem confere à pessoa. 

Nenhuma dessas medidas é fácil de ser tomada, mas encare-as como treinos a serem cumpridos. Eu garanto que o resultado é uma pessoa melhor, mais bonita, mais preparada para a vida e muito mais amada!



Nossa equipe deseja, enfim, que você tenha um 2012 MaGGnífico! 


6 comentários:

  1. Amém! Pra vcs e todas as leitoras/es!

    ResponderExcluir
  2. Que lindaa! Eu espero que seu 2012 seja tão bom quanto 2011!
    E que continue assim, cada vez melhor!
    Feliz Ano Novo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Carol!
    Assino embaixo de todas as suas dicas!
    Achei lindo tudo o que você escreveu!
    E preciso te dizer que eu fiquei muito, muito feliz por todas as suas conquistas! Você merece muito, muito!!!

    Beijo no coração e feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha resolução de começo de ano é ler esse texto ao menos uma vez por mês...

    ResponderExcluir
  5. Sua reflexão tem muita semelhança com a que eu escrevi recentemente: Não vou desejar “Feliz 2012” pra ninguém, isso é muito mecânico! Espero, sim, que você FAÇA POR ONDE TER 365 dias espetaculares, repletos de aprendizados, maturidade,superação,persistência, sabedoria e por consequência, realizações.

    ResponderExcluir
  6. Oie linda, td bem??
    Gostei do seu blog, to seguindo.
    Se der p/ seguir o meu tbm vou ficar muito feliz.
    Espero sua visitinha
    Bjs
    http://olhardemanu.blogspot.com/
    Twitter: @manuka_mn

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com