Fim de Ano MaGGnífico

escrito por Carol Caran


Sempre que estou fazendo pesquisa sobre looks pra ilustrar os post eu dou uma passadinha no blog gringo Stylish Curves. Devido à minha falta de tempo crônica, eu raramente paro pra ler as matérias e acabo apenas passando os olhos nos looks super estilosos da Alissa (é só o que sei sobre ela). Mas hoje, o título da matéria me interessou e eu achei interessante dividir com vocês. 

Pois é, quando alguém vem com aquele maldito "você tem o rosto tão lindo" a gente sente vontade de mandar pro inferno. Mas é mil vezes pior quando o comentário ou a insistência em falar sobre o método milagroso de emagrecimento da tia da cunhada da vizinha (como se você não tivesse jamais feito o possível e o impossível para emagrecer) vem, de uma pessoa que você realmente gosta. 

Parece que sempre que tem uma pessoa gorda na roda, todo mundo tem uma dica ou um conselho sobre emagrecimento. Antes do meu "processo maggnífico", por assim dizer, isso me magoava a ponto de estragar minha noite. Hoje, eu já consigo abstrair e me afastar (às vezes definitivamente) de quem não respeita minha individualidade. 

Mas quando o mal estar é provocado por pessoas que você ama e não quer (ou não pode) excluir do seu convívio, é preciso mais do que jogo de cintura. As festas de fim de ano - regadas à comida, bebida e muito tempo junto com gente que você não vê com frequência - são o palco ideal pra turma do "nossa, como você está gorda!", "você devia começar a academia ano que vem" ou o "não arrumou namorado ainda?". É preciso ter auto-controle e talvez desenvolver previamente uma série de táticas pra não se ferir e nem se estressar.

A Alissa dá dicas muito legais de como lidar com esse tipo de situação, então fiz uma tradução mais ou menos (com a ajudinha do Google, pois tempo é luxo pra mim), mas quem quiser pode achar o original aqui



Não deixe a família arruinar suas festas de fim de ano com comentários negativos sobre seu peso

Ei meninas curvilíneas em todo o mundo, 

A temporada de festas está oficialmente aí e eu não posso esperar para ver os membros da família que não vi o ano todo e comer um pouco dos biscoitos caseiros da mamãe. As festas podem ser um tempo divertido e também pode ser um momento difícil quando se trata de passá-las com a família. 

Se você é plus size ou não, em algum ponto ou outro, todos nós temos encontrado um ou às vezes dois membros da família (o que parece ser sempre uma tia ou tio), que sentem a necessidade de cumprimentá-lo no dia de Ação de Graças ou dia de Natal com "Menina, você engordou. O que você anda comendo?" Você sabe o que eu estou falando. O membro da família que vigia a quantidade de comida que você colocar no seu prato no Dia de Ação de Graças ou jantar de Natal. 

Eu sou conhecida na minha família por ter quadris largos e uma bunda grande, por isso sempre que vejo uma prima em particular, ela sempre diz:  "Menina, é melhor você diminuir o ritmo, os quadris estão se espalhando." Antes de aceitar meu corpo, isso iria me deixar louca e faria minha auto-estima despencar. Isso me faria querer ir pra um canto, escorregar na parede com as mãos nos meus ouvidos dizendo, deixe-me em paz (sim, eu posso ser tão dramática). Não sei porquê, mas não parece que membros da família podem ser seu pior inimigo quando se trata de peso e aceitação do corpo? O que é ainda pior é quando o seu membro da família, que é tão grande como você, fica fazendo os comentários antagônicos. 


Quando ouço "menina, você está ficando grande" eu estou sempre pronto para citar Tyra e dizer, "E daí?" 
Pessoalmente, acho que as pessoas tem que ter cuidado quando se trata de comentários negativos sobre o peso de alguém, porque você nunca sabe o que alguém pode estar passando e um comentário descuidado pode empurrar alguém do precipício ou enviá-los em uma espiral descendente. Peso é uma coisa muito pessoal. Todos nós temos nossos objetivos, como o que tamanho ou manequim que gostaríamos de ser. No entanto, devemos ser autorizados a ser felizes com nós mesmos ou ter alguns quilos a mais sem que todos façam um alarde sobre isso. Vivemos em um mundo que acha difícil de acreditar que uma mulher está feliz com seu corpo acima do peso.

 
As férias são para o amor e risos com a família não conversas sobre quanto você engordou. 

Abaixo estão alguns dos meus "Fazer" e "Não Fazer" quando se trata de lidar com a família e os seus comentários insensíveis sobre o seu peso: 


Fazer afirmações positivas 
Afirmações positivas são uma ótima maneira de construir a sua auto-estima do corpo. Antes que sua família venha à para a cidade ou antes de se dirigir à cidade deles coloque um pouco de suas citações favoirte em um post-it e mantenha-os em sua bolsa. Leia-os uma e outra vez. Eles vão ajudar a mantê-la forte. Aqui estão alguns para começar: 
Eu amo o meu corpo 
Aceito meu corpo como ele é 
Eu sou bonita como sou 
Sou grata por meu corpo que se move com facilidade 
Meu corpo é perfeito como está
Sou grato pela minha força 
Eu sou grato pelos elogios que recebo sobre o meu corpo 
Eu gosto de sentir-me bem sobre o meu corpo 
(Crédito Afirmação: Os Benefícios do Pensamento Positivo ) 


Usam algo que faz você se sentir orgulhoso de seu corpo 
Coloque em sua roupa favorita que faz você se sentir bem sobre si mesmo. Não importa se é um jeans ou um vestido, mas vista-se com algo que a faça se sentir bem dentro. Às vezes, um grande equipamento pode servir como vidro à prova de bala contra aqueles comentários grosseiros. Para mim, quando eu uso jeans skinny e 4 polegadas saltos, você não pode me dizer nada. Faz-me sentir mais confiante. 


Não faça uma dieta maluca de 2 dias
Eu não sei sobre você, mas anos atrás, quando eu sabia que as férias estavam perto, eu tentava fazer uma dieta louca de dois dias na esperança de perder uns 5 quilos. Deixe-me dizer-lhe que esses tipos de dietas não funcionam. Uma das razões é porque você está forçando-se na dieta para outras pessoas e não para si mesmo e em segundo lugar, você  estará fazendo uma loucura desnecessária que agride seu corpo. Como diz o ditado, você só deve perder peso por si mesmo e em muitos casos para a sua saúde. Nunca para ninguém. 


Não vá em conversas sobre como você está tentando perder peso (Apenas a minha opinião) 
Se você está tentando perder peso ou não, não converse sobre como você está tentando perder peso, porque você não quer ter uma festa de piedade ou ouvindo todos palpitando na sua dieta (a menos que você queira o seu conselho). Seu peso é apenas seu. Como eu disse acima, as pessoas estão mais dispostas a ouvir mais sobre como você está tentando perder peso, se opõem a ouvir você dizer que ama o seu corpo tal como ele é. Você deve permanecer positiva sobre seu corpo. 


Mate-os com bondade 
Se alguém faz uma observação sobre o seu peso, responda com um sorriso e diga: "Obrigada, eu finalmente estou no meu peso ideal." Brincadeira, isso é o que a Alissa sarcástica diria. Honestamente, se você encontrar esses comentários peso negativo basta olhar a pessoa nos olhos e dizer: "Eu sou bonita, me sinto bem, e isso é tudo que importa para mim. Como você tem passado?" Isso vai tirar o foco de seu peso e colocar os holofotes sobre eles. 


Espero que minhas dicas sejam úteis para você e espero que todos vocês desfrutem das suas festas este ano. Eu também espero todos vocês sejam recebidos por seus familiares e amigos com nada além de amor e positividade. 


Por favor, sinta-se livre para compartilhar algumas dicas que você pode ter para ajudar os nossas amigas plus sizes mais jovens tenham o feriado mais positivo.


4 comentários:

  1. Impressionante, vc tem toda razão, as pessoas estão mais preocupadas com o peso do que como estamos nos sentindo, ou com nossa saúde.
    É muito chato lhe dar com tudo isso.
    Parabéns pela matéria e pelas dicas.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. ADOOOREI O POST, TEM UMA COISA Q GOSTARIA DE DIZER SIM PRA ESSAS PESSOAS Q SEMPRE TENTAM NOS TIRAREM DO SERIO...
    AQUI SE FALA... AQUI SE FICA GORDA!!!
    POIS NÃO CONHECO UMA PESSOA Q FAZ COMENTARIOS MALDOSOS OU QUE VIVE FALANDO DE VC ESTAR GORDA QUE NAO TENHA ENGORDADO... E AE É Q A GENTE Q É GG A TANTO TEMPO TIRAMOS DE LETRA... NOS AMAMOS COMO SOMOS, JA TIVEMOS BASTANTE TEMPO PRA NOS ACEITARMOS COMO SOMOS... ENQUANTO ESSAS PESSOAS TEM UM LONGO CAMINHO PARA A ACEITACAO...
    BJOS

    ResponderExcluir
  3. Amei o artigo. E ja parei de sofrer por isso. e impressão que tenho é que as pessoas estão mais preucupadas com meu peso do que eu .Parabens ... bjs

    ResponderExcluir
  4. A partir de agora é um dos meus bloggs favoritos!!
    Vou acompanhar sempre!!!
    És uma inspiração Carol, pra meninas GG como eu.

    Beijinhos

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com