Clássicos MaGGníficos: Pink Schiaparelli

escrito por Carol Caran


"Uma vez que a maioria das mulheres não se conhece, deveriam procurar conhecer-se."
Elsa Schiaparelli

Se nas décadas de 30/40 houvesse uma Lady Gaga, ela seria vestida por Elsa Schiaparelli. No período entre guerras,  dois estilos dominavam o cenário fashion: a elegância clean e um tanto masculina de Coco Chanel e a extravagância de Schiap que Yves-Saint Laurent definiu como "Uma provocação". 

Chapéu em forma de sapato, vestido de lagosta, lenços com estampas de jornal, signos do zodíaco e criações inspiradas nos artistas surrealistas como Salvador Dali e Jean Cocteau, foram algumas das inovações trazidas pelas italiana, que buscava ser "anticonvencional."

Vestido de Noiva com Desenho de Jean Cocteau - Vestido de Festa com Lagosta de Salvador Dali - Vestido de Borboletas - Bolero da Coleção Circus
A estilista também ousou ao inserir zíperes em vestidos de festa e aproveitar sem parcimônia os tecidos sintéticos, até então reservados pra setores industriais. Criou pra atrizes como Greta Garbo e Joan Crawford.
Ankle boots, bolsa para jóias e chapéu-sapato
Outra característica marcante em Schiap era o uso de cores vivas, nada comum pra época. E assim, ela criou um tom de cor-de-rosa tão forte, que o chamou de "Shocking" (chocante). A cor foi usada em vestidos, capas, conjuntos e chapéus.  Esse era também o nome de seu perfume, lançado em 1938, cujo frasco tinha a forma do corpo da atriz Mae West (John Paul Gautier e seu perfume inspirado na Madonna não foi tão inovador assim).
Criações em pink de Schiap
Muito popular nos anos 80 - ganhou até o filme "A garota de cor-de-rosa shocking" - a cor, hoje chamada de "Pink Schaparelli" ou apenas pink, no Brasil, não é apenas um clássico, mas forte tendência da atual estação.

"As mulheres que eu tenho mais prazer em vestir são as que, como a Duquesa de Windsor, trazem seus maridos."

O grande risco do pink é que, por ser uma cor exaustivamente usada em referências infantis, carnavalescas e de gosto duvidoso, pode acabar vulgarizando o visual (piriguete feelings). Além do mais, quanto mais viva a cor, mais volume confere ao corpo.

Então, pra começar, vamos deixar de lado o look Barbie "wannabe" e esquecer a combinação de pink lilás e rosa-claro. Branco também pede cautela e uma pegada menos romântica. Também devem ficar de fora laços, babados e laçarotes e o look pink total (sapato, vestido, acessórios e maquiagem pink). Argh!!!

O preto ajuda a dar peso no visual e costuma vir em referências glam-rock que bem dosada, é muito legal. Metalizados em geral caem muito bem com o rosa-shocking, especialmente em produções de festa. Vale prata, dourado, platina, cobre e ouro velho (não, o pink metalizado não!).

O nude rosado ou blush é uma combinação segura, especialmente por ajudar a equilibrar a cor forte e alongar a silhueta, no caso dos sapatos.

Lindo, leve e solto fica o pink com verde, laranja e azul. Combina com praia, passeio de fim de tarde, churrasco na beira da piscina. Com jeans então, é certeza de sucesso. Como é mais informal, fica mais fácil compor looks esportivos e casuais usando pink.

Pra acessórios, a única regra é: desde que não estejam combinando, você pode usar shocking pink à vontade em sapatos, bolsas, carteiras, brincos, colares e pulseiras.

Em unhas está mais que liberado. No make, porém, eu prefiro deixar sombras e batons coloridas para as mais jovens e ousadas, mas nesse caso, é só questão de gosto.

Vamos aos lindos looks pinks (que podem sofrer alguma variação de cor nas fotos) pra ter uma vida cor de rosa!

Oprah Winfrey, Nicky Blomsky e Amber Riley
Vestido pink com mangas em três versões: clássico drapeado com strass para Oprah, com aplicações de flores e peep toe metalizado para Nicky e com sapatos de cetim azul klein e cinto debaixo do busto para Amber Riley. Tanto o drapeado horizontal quanto o cinto criam a ilusão de cintura mais fina.

Queen Latifah - Sílvia Neves - Eu
 Vestidos de festa em pink com prata: Queen Latifah e um modelo clean (eu não daria nada por ele numa arara de loja), Sílvia Neves em momento Penélope Charmosa e o Edson Eddel pro FWPS 3ª Edição (ele era pink, juro!)

Bianca Raya - Sílvia Neves - Carla Manso
 Bianca pra Etiketa Plus Size, Sílvia pra Anik e Carla do Fatshion pra Best Size.


Tati Gaião e a Maggnífica Dani em vestidos de malha soltinhos com sapatos pretos pesados pra equilibrar

Pinks de festa curtos e acessórios metalizados

Produções casuais: jeans, estampa floral e preto

 Macacão da Jibri (achei lindo, tem que ter muita pose pra segurar um visual desses)
Marlúcia Feliz, a Miss Simpatia Plus Size Carioca deste ano


 Jana e Sara da Alternativa Moda Maior aqui do interior.


Looks do Stylish Curvy: pink com tendências - color bloking, animal print e listras



MaGGnífica Dani e seus acessórios rosa (inspiração pra atrair amor no Reveillon)


E, finalizando, a MaGGnífica Carol Viana em sua cor favorita (please, don´t kill me!). Ressaltando que a única ocasião na qual podemos usar um macacão flare pink é em cima de um palco, como cantora de Banda Show no bloco de músicas dos anos 70. Em nenhuma outra, jamais! Mas ela realmente AMA cor-de-rosa shocking, viu?

A Marina, pelo jeito, não gosta... rs

Acréscimo de última hora:

A Carla Manso acabou de ser eleita a Miss Plus Size Mulheres reais de São Paulo usando um longo de renda pink maravilhoso:

Arrasou, mulher!

Mandem seus looks pinks para o maggnificas@gmail.com


7 comentários:

  1. Adorei o post!
    E gosto de rosa também, mas não tenho foto com nenhum look dessa cor, e não tive tempo de tirar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A cor rosa é perfeito gente, delicado, e bem feminino! Achei sensacional o blog de vc's!! Seguindo! Bezo e lindo domingo!

    ResponderExcluir
  3. AMO ESSA COR!!! ELA É TODA GLAMUROSA!!! BJOS

    ResponderExcluir
  4. love pink! great post! I'm definitely following you! I hope you'll visit my blog and follow me too! :o)

    http://www.thedumpyduchess.com

    ResponderExcluir
  5. e a geisy? BRINQS.

    tao lindos os looks, adoreeei o ultimo vestido!! o post ta oitmo!

    ResponderExcluir
  6. Gente o blog ta ótimo! Parabéns pelo empenho nas informações, meninas!
    Esse posto serviu pras GG´s verem que não precisam ficar refem do preto né! =D
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Caran, eu te mato... jogando piada interna no bloguinho...kkkkk

    Sacaneou-me.... odeio pink... tenho alergia...kkkkkkk

    Definitivamente, minhas cores são o azul e o vermelho...

    Brincadeiras a parte, post lindo hein?

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com