Turma da Mônica MaGGnífica

escrito por Carol Caran


Eu amo ler. Carrego sempre um livro comigo, tenho uma biblioteca razoável e leio em todos os lugares, até no chuveiro (quem me conhece pessoalmente sabe que isso não é nenhum exagero). Devo parte desse vício aos gibis da Turma da Mônica que me despertaram o interesse pela leitura quando eu era bem criança. A gente acaba criando um carinho enorme pelos personagens e eu me lembro de esperar ansiosamente pelo Almanacão de Férias que eu tinha que ler e colorir devagarzinho pra não acabar. Sem sucesso.   

Há uns dois anos foi lançada a versão teen da turminha, chamada Turma da Mônica Jovem. Eu ficava paquerando a revista sempre, pois os desenhos são lindos e as histórias cheias de referências geeks, que eu adoro, mas nunca comprei. 

Então eu vi a edição 33, com uma história chamada "O peso de um problema" e achei um ótimo pretexto gastar dinheiro com gibi. 

Na história, Isa entra na escola da turminha e é gorda. Parte da galera faz gozação, parte tenta ajudá-la a resolver o "problema". Ao mesmo tempo, a mocinha morena aí da capa, chamada Maria Mello, vai dando mostras de estar tendo problemas pra ficar ainda mais magra. 

O que eu achei mais legal é que, lições sobre a importância da boa alimentação à parte, a Isa no final surpreende todo mundo dizendo que não se importa em estar gorda: "Hoje sei que não preciso ser magra pra gostar de mim! Não quero sofrer pra ficar magrela!"

Outros pontos altos da historinha é que na aula de dança indiana, ela se destaca em relação às outras garotas e ainda leva o coração do Luca, o galã da turminha (e que é cadeirante). 

Maurício de Sousa arrasou mais uma vez. Em tempos em que comer e ser gordo é a pior coisa que alguém pode fazer (até a Magali agora conta calorias), tipo um "Deus castiga" da sociedade, ele ousou mostrar uma gordinha ativa, bem resolvida e feliz com o próprio corpo. Também não hesitou em mostrar o quanto adolescentes são intolerantes com pessoas gordas, afinal, entre eles a incidência de pessoas com corpos perfeitos a custa de pouco esforço é grande e a pressão pra se adequar ainda maior. 

E ele dá o recado: "Feliz é o bonito que se olha no espelho e gosta do que vê. Que percebe que está sendo observado com olhos aprovadores e se sente mais feliz, realizado. Que se acha na flor da idade, da beleza, do centro das atenções. E se desmancha de prazer com sua própria imagem. Feliz é o bonito...Na sua fase de beleza."



9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. CARAAAAAAAAANNN, TÔ ESPECIALMENTE EUFÓRICA COM ESSE SEU POST.
    Quem e conhece sabe que eu amo gibis desde meninotinha e essa paixão cresceu junto comigo. Eu COLECIONO Turma da Mônica Jovem desde o número 1... e essa edição foi o máximo... a personagem Isa ensinou muita coisa rpa galerinha e passou por muita coisa q muita adolescente gordinha ( oi? o/) passou na vida...
    Adorei que vc postou isso, nossa to eurfórica aqui.. parabéns xará...

    ResponderExcluir
  3. O Maurício de Sousa tem se superado a cada dia!

    Minha sobrinha tem 9 anos e é super fã da turma da mônica...outro dia ela veio me apresentar a turminha completa e além de um cadeirante, eles também tem uma menina cega, um autista...muito bacana ver a inclusão de todo tipo de criança/adolescente :)

    ResponderExcluir
  4. Amei..vou comprar agora! Sou fã da turminha, principalmente da monica. Histórias bem boladas com um que de cidadania...www.pluraldeamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. super legal, hein!!!! Eu tbm amoooooo gibis....me lembro quando era criança/adolescente que chegava até antes do meu horário no meu ortodontista só pra ficar lendo gibis!!!! Muito legal, a Turma Jovem...bjuss

    ResponderExcluir
  6. realmente, o mauricio de souza cada vez melhor! tb amaaava o almanacao (apesar que os meus ja tavam sempre coloridos e completos por meus lindos irmaos mais velhos e mais sabidinhos) e sempre gostei da turma toda! adorei a gordinha "se aceitando". muito bom o post!

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro a Turma da Mônica e AMEI ler seu post! Fiquei muito feliz, de verdade ao saber dessa edição!
    Vou comprar e torcer pela volta da Isa! :)

    ResponderExcluir
  8. nossa estou super feliz em saber que existem pessoas que ainda se preocupam com quem sofre esse tipo de discriminacao e inclui personagens para relatar tal falta!!!
    parabens carol pelo post e parabens ao maurício de souza por mais essa super ideia de inclusao social!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Oiii, nossa adorei o post, mas agora vou ficar SUPER_HIPER_MEGA curiosa pra ler e ñ vou ter como, esse fim de mundo onde moro, é tenso --'
    rs... fazê o que :/
    Bj
    http://lindaggarota2.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com