Turma da Mônica MaGGnífica


Há uns dois anos foi lançada a versão teen da turminha, chamada Turma da Mônica Jovem. Eu ficava paquerando a revista sempre, pois os desenhos são lindos e as histórias cheias de referências geeks, que eu adoro, mas nunca comprei.
Então eu vi a edição 33, com uma história chamada "O peso de um problema" e achei um ótimo pretexto gastar dinheiro com gibi.
Na história, Isa entra na escola da turminha e é gorda. Parte da galera faz gozação, parte tenta ajudá-la a resolver o "problema". Ao mesmo tempo, a mocinha morena aí da capa, chamada Maria Mello, vai dando mostras de estar tendo problemas pra ficar ainda mais magra.
O que eu achei mais legal é que, lições sobre a importância da boa alimentação à parte, a Isa no final surpreende todo mundo dizendo que não se importa em estar gorda: "Hoje sei que não preciso ser magra pra gostar de mim! Não quero sofrer pra ficar magrela!"
Outros pontos altos da historinha é que na aula de dança indiana, ela se destaca em relação às outras garotas e ainda leva o coração do Luca, o galã da turminha (e que é cadeirante).
Maurício de Sousa arrasou mais uma vez. Em tempos em que comer e ser gordo é a pior coisa que alguém pode fazer (até a Magali agora conta calorias), tipo um "Deus castiga" da sociedade, ele ousou mostrar uma gordinha ativa, bem resolvida e feliz com o próprio corpo. Também não hesitou em mostrar o quanto adolescentes são intolerantes com pessoas gordas, afinal, entre eles a incidência de pessoas com corpos perfeitos a custa de pouco esforço é grande e a pressão pra se adequar ainda maior.
E ele dá o recado: "Feliz é o bonito que se olha no espelho e gosta do que vê. Que percebe que está sendo observado com olhos aprovadores e se sente mais feliz, realizado. Que se acha na flor da idade, da beleza, do centro das atenções. E se desmancha de prazer com sua própria imagem. Feliz é o bonito...Na sua fase de beleza."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!
maggnificas@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCARAAAAAAAAANNN, TÔ ESPECIALMENTE EUFÓRICA COM ESSE SEU POST.
ResponderExcluirQuem e conhece sabe que eu amo gibis desde meninotinha e essa paixão cresceu junto comigo. Eu COLECIONO Turma da Mônica Jovem desde o número 1... e essa edição foi o máximo... a personagem Isa ensinou muita coisa rpa galerinha e passou por muita coisa q muita adolescente gordinha ( oi? o/) passou na vida...
Adorei que vc postou isso, nossa to eurfórica aqui.. parabéns xará...
O Maurício de Sousa tem se superado a cada dia!
ResponderExcluirMinha sobrinha tem 9 anos e é super fã da turma da mônica...outro dia ela veio me apresentar a turminha completa e além de um cadeirante, eles também tem uma menina cega, um autista...muito bacana ver a inclusão de todo tipo de criança/adolescente :)
Amei..vou comprar agora! Sou fã da turminha, principalmente da monica. Histórias bem boladas com um que de cidadania...www.pluraldeamor.blogspot.com
ResponderExcluirsuper legal, hein!!!! Eu tbm amoooooo gibis....me lembro quando era criança/adolescente que chegava até antes do meu horário no meu ortodontista só pra ficar lendo gibis!!!! Muito legal, a Turma Jovem...bjuss
ResponderExcluirrealmente, o mauricio de souza cada vez melhor! tb amaaava o almanacao (apesar que os meus ja tavam sempre coloridos e completos por meus lindos irmaos mais velhos e mais sabidinhos) e sempre gostei da turma toda! adorei a gordinha "se aceitando". muito bom o post!
ResponderExcluirEu adoro a Turma da Mônica e AMEI ler seu post! Fiquei muito feliz, de verdade ao saber dessa edição!
ResponderExcluirVou comprar e torcer pela volta da Isa! :)
nossa estou super feliz em saber que existem pessoas que ainda se preocupam com quem sofre esse tipo de discriminacao e inclui personagens para relatar tal falta!!!
ResponderExcluirparabens carol pelo post e parabens ao maurício de souza por mais essa super ideia de inclusao social!!!
bjo
Oiii, nossa adorei o post, mas agora vou ficar SUPER_HIPER_MEGA curiosa pra ler e ñ vou ter como, esse fim de mundo onde moro, é tenso --'
ResponderExcluirrs... fazê o que :/
Bj
http://lindaggarota2.blogspot.com/