Como organizar o armário?

escrito por Marina Sena


Como boa virginiana que sou, gosto de organização, principalmente no meu quarto e guarda roupa!

Mas para quê organizar o armário se só você mexe nele?
Organizar o guarda roupa não é uma tarefa tão ruim, você pode poupar aqueles preciosos minutos matinais tentando encontrar aquela blusinha que você queria tanto usar hoje!
Um quarto com roupas jogadas por todo lado e cabides lotados de coisas mal dobradas que foram puxadas e depois recolocadas prejudicam seus looks do dia-a-dia.
Você também evitará esquecer itens, fazendo compras mais inteligentes, comprando o que não tem e evitando comprar duas vezes a mesma coisa!

Dica número 1: deixe todas as suas roupas de forma que você possa vê-las, assim você pode fazer um número maior de combinações sem esquecer alguma peça!

O ideal para começar, é tirar TUDO do guarda roupa. Mesmo aquelas peças que estão dobradas e arrumadas. Depois, quando seu quarto estiver cheio de roupas, é hora de selecionar.


Você tem duas opções: Guardar ou doar.
Separe todas as suas roupas que não te servem mais, as que foram compradas em um momento hard e que você nunca usou e as que estão manchadas. Separe o que será doado e o que irá para o lixo. Pratique o desapego, assim você ajuda outras pessoas e abre espaço para coisas novas. Atenção: nada de desculpinhas do tipo “ainda vou usar aquela calça 40 (sendo que seu manequim é o 48)”.
Agora que você só tem as roupas que realmente usará, divida por categorias: blusas, casacos, saias, vestidos, calças, etc. Depois que as roupas estiverem divididas, atribua um espaço para elas dentro do armário.

Dica número 2: Setorize as peças conforme o seu estilo de vida. Os critérios de agrupamento das peças podem variar conforme seu gosto ou suas necessidades. Reunir as peças por cores é uma boa pedida.
Dica número 3: Pendure o maior número de roupas em cabides, assim o acesso e a visualização são mais fáceis. Lembre-se: tudo que não está visível torna-se esquecido.
Não abandone cabides inutilizados, assim sempre que você comprar alguma peça que vier sem cabide, você saberá onde achá-los.

Dica número 4: Se o seu armário for daqueles enormes e você não sabe que gaveta guarda o quê, você pode rotular as gavetas com etiquetas padronizadas, com as mesmas cores e tipo de letra.

Dica número 5: Dentro da gaveta coloque separadores a fim de deixar tudo à mão. Reúna as peças por grupos de afinidades: camisetinhas para usar embaixo de sobreposições numa gaveta, lenços e echarpes em outra. Caixas sobressalentes viram gavetas extras quando posicionadas em espaços ociosos do armário e são ótimas para acondicionar miudezas: colares, pulseiras, flores, broches... Meias ficam mais bem organizadas quando enroladas e separadas por cores nas gavetas, sem a necessidade de divisórias.
Dica número 6: Se você guarda documentos no seu armário, dê preferência às pastas tipo caixa. É mais fácil a identificação e o posicionamento. Aplique subtítulos, dividindo em seções, por assunto.

Dica número 7: As portas dos armários podem servir de espaço extra: coloque preguinhos e pendure colares e pulseiras para facilitar a escolha. No caso de armários de homens, as laterais servem também para pendurar gravatas ou cintos com suportes específicos para esse fim.

Dica número 8: Bolsas e nécessaires ficam bem acondicionadas em prateleiras. Melhor se estiverem sempre à mão, posicionadas de uma maneira fácil de visualizar.

Para sapatos, deixe-os sempre em pares, assim você evita um tempão procurando o outro par naquela pilha dentro do armário. Se não tiver sapateira, use o espaço embaixo das roupas mais curtas. Você também pode usar caixas para guardá-los: caixas transparentes para os sapatos de todo dia e caixas especiais para os sapatos de festa. Assim, você economiza tempo para encontrar as peças e mantém tudo mais bonito e conservado. Você pode usar o “espaço” atrás da porta do quarto, usando uma sapateira de porta para guardar os calçados mais usados.
Se mesmo com tudo organizado ainda faltar espaço, é hora de ver outras partes do quarto com outros olhos: existem camas com gavetões de rodinhas e camas box na versão baú, para facilitar o aproveitamento do espaço. Esse espaço sob as camas é perfeito para guardar peças como lençóis, edredons e roupas da estação passada. Para armazenar peças de inverno no verão e vice-versa, não se esqueça de lavá-las antes, evitando o aparecimento de manchas e fungos.

Existem vários produtos que ajudam na organização:
- Sacos a vácuo que reduzem o volume das roupas: Esses organizadores comprimem suas roupas sem tirar do cabide, deixando suas roupas compactas e fáceis de serem guardadas. Também protege as roupas de inverno durante o verão mantendo-as protegidas contra mofo, fungos como ácaros, traças ou cupins, poeira e umidade. Alguns fabricantes dizem que você consegue reduzir o espaço da roupa em até 5 vezes!
- Caixas organizadoras: há caixas para guardar sapatos de todo tamanho, mantendo-os seguros da umidade, fazendo com que durem por mais tempo. Há também caixas para guardar objetos, roupas, lingeries e acessórios como cintos e lenços.
- Cabides para joias e bijuterias: ideal para organizar brincos, anéis, pulseiras, colares e relógios, você pode utilizá-lo no armário (pendurando-o através do cabide) ou na mala (enrolando o organizador, fazendo com que ocupe menos espaço). Com esse organizador de bijuterias você ganha espaço e ainda evitará que suas peças se percam, quebrem ou enrosquem.
- Organizador de gavetas: serve para organizar roupas íntimas, biquinis, meias, tops, etc. Basta colocá-la em uma gaveta e organizar seus objetos.

Esses e outros produtos você encontra à venda em várias lojas, como Loja Oz, C&C, Kalunga e Multi Coisas.

Ajuda das fontes: Organize sua vida, Chega de Bagunça.


7 comentários:

  1. Meu sonho é um armário desses, de sapatos... adorei o post!

    lypsemodaplus.blogspot.com

    Theresa Apocalypse

    ResponderExcluir
  2. AI... Vou tentar seguir as dicas... mas eu queria mesmo era alguém para vir aqui arrumar tudinho para mim! Todos os dias!

    ResponderExcluir
  3. Ainda vou ter um armario assim. E eu que pensava que meu armario era organizado. Obrigada pelas dicas. Sao muito boas.

    ResponderExcluir
  4. Arrasou no post e nas dicas, Marina linda! Essas minhas três parceiras me matam de orgulho!!!!

    ResponderExcluir
  5. meninas eu queria um armário assim auahuhauh

    ResponderExcluir
  6. Um armário organizado é um sonho né? É tanto, que existe até profissão pra isso! Eu me daria bem nessa, rsrs.
    Obrigada pelos comentários!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Geeeente esse armário é maravilhoso!!! Acho que é o sonho de toda mulher!!! Quem sabe quando tiver um desses eu consiga me organizar melhor... Mas as dicas são ótimas!!
    Beijos

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com