Homem MaGGnífico: Edu Soares

escrito por Carol Caran



Esse carioca tem 32 anos e é provavelmente o homem mais romântico do mundo plus size. Quem acompanha o Blog Mulherão certamente já suspirou pelos textos sobre mulheres, relacionamentos e comportamento de Edu Soares. Autor do Blog Siriguela Amarela, onde pesa a mão pra fazer críticas política e sociais, aqui o Edu mostra por quê é um homem maGGnífico.
Como foi que você começou a escrever para o Mulherão? Assim como várias pessoas fazem, no fim de 2009 me candidatei para escrever no blog, sem obter sucesso. No Carnaval do ano passado, fiz um texto sobre a sensação de liberdade e foi engraçado porque a origem dessa história começou quando tomei banho pelado à noite numa praia de Búzios durante o Carnaval. O resultado foi a crônica “Vergonha” que adaptei para o mundo plus size e mais uma vez contactei Renata Vaz para que meu texto fosse publicado. Dois dias depois do envio, ela retornou dizendo que tinha amado o artigo e me convidou para ser o então segundo colunista masculino pertencente ao blog.
Como surgiu a atração por mulheres gordinhas? Na verdade nunca namorei mulheres excessivamente magras. E até por questão de curiosidade, ano passado quis ter uma das raras experiências com uma menina “fora do meu padrão” ou seja, ela não era dona dos atributos que despertam meu desejo. Comprovei que realmente gosto de sentir um corpo com curvas, estilo plus size. Engana-se quem pensa que sou tarado por gordinhas. Gosto de mulher, independente do físico. Mas até hoje o tipo de mulher que desperta minha atenção geralmente está “fora dos padrões de estética” impostos sabe-se lá por quem.
Como as pessoas reagem quando menciona suas preferências? Ah, já fui sacaneado pela galera. Tinha gente que pegava pesado nas zoações. O engraçado é notar que boa parte dos amigos que antes me zombavam hoje estão casados com o mesmo tipo de gente que era alvo de chacota. Já pensei que chegar e dizer: o mundo dá voltas, parceiro! Quem diria... Mas prefiro deixar quieto. Cada um deve ser e ponto.
Conhecem muitos homens que a compartilham? Como disse, hoje noto uma aceitação maior da ala masculina no que diz respeito às gordinhas. Até porque, e acho que isso foi um diferencial que ajudou a criar essa nova cultura, vocês gordinhas estão mais vaidosas. Dez anos atrás era inimaginável ver um ensaio pin up com alguém que vestisse G ou GG. Hoje em dia, não só é realidade como também existem varias meninas querendo fazer algo parecido. Desde que a sensualidade não beije a boca da vulgaridade, vocês devem sim, mostrar encanto, beleza e um “atrevimento” na medida certa.
No que as garotas GG são diferentes? Acho que a vaidade está mais acentuada em vocês justamente devido a essa nova descoberta do mercado (mundo fashion) num determinado publico que tem potencial de sobra e que consome moda, cosméticos, perfumes como nunca aconteceu antes. Essa “novidade” tem feito bem a vocês.
Acredita na lenda de que mulheres gordinhas são melhores na cama? Pensei por três minutos antes de responder. Não, acho que isso é lenda. Tenho poucas reclamações a fazer nessa área, viu? Quando a mulher é caliente por natureza, estado físico, cor de pele, corte de cabelo, cor da calcinha, depilação desenhada, nada disso tem influência no desempenho. Ser ruim, boa,regular ou ótima na cama está mais dentro da cabeça de cada uma. E principalmente, da aceitação com o corpo. Posso, sim, comprovar que raramente uma gordinha aceita elogios quanto ao físico. O que é uma pena, pois um dos fatores que desperta o desejo (independente de sexo) está no visual. E particularmente quando digo para a parceira que ela é linda, nua, o que menos quero ver é essa mesma pessoa tapando o corpo com vergonha. Isso, de certa forma, corta um pouco o clima daquele momento. Aceitem os elogios, meninas. Claro, saibam filtrá-los! O cara que quer comer para contabilizar mais uma no currículo, fala de tudo para querer agradar. Cada um faz o que quer da vida e quem sou eu para julgar alguém. Mas quando falo de elogios, refiro-me ao carinha que realmente admira a pessoa, seja no físico, seja no caráter.
Como você gosta de ver mulheres vestidas? Por morar numa cidade cujo clima passa dos trinta graus antes das nove horas da manhã, aprecio mulheres de vestido. Entretanto, ultimamente tenho apreciado quem desfila nas ruas com meia calça xadrez (exigente, não?).
E o que abomina no visual delas? Não chega a ser abominação, é algo que tem semelhança com ciúmes, mas não gosto de ter alguém do meu lado cujo decote expõe o piercing no umbigo. Assim como faço cara feia quando a mesma pessoa passeia do meu lado usando saia muito curta.
O que uma mulher deve fazer pra ser considerada sexy pra você? Sinceramente? Ser espontânea. Pessoas que forçam a barra tornam-se marionetes, tudo fica muito artificial. Aprecio tanto a mulher carismática como a tímida. Cada uma tem sua beleza particular.
E qual atitude faria você perder o interesse em uma mulher? Falsidade, sem sombra de duvidas. E uma vez que a imagem fica arranhada, é quase impossível voltar a sentir o mesmo que antes. Aprecio a verdade, mesmo que seja dilacerante. E exijo que alguém tenha a mesma conduta. Pode ser a modelo numero um, se a pessoa falhar nesse sentido, dou o relacionamento como fracassado.
O que achou de participar do FWPS? Sentiu-se tão deslocado quanto disse que se sentiria? Sim, a primeira hora foi complicada. Logo de cara a moça da recepção me reconheceu. Comecei a ficar gelado. Depois, entro nos bastidores e me deparo com dezenas de mulheres lindíssimas, todas agitadas, algumas descabeladas. Aquele corre-corre foi interessante. Ver quem são as mulheres que mexem com a cabeça da rapaziada antes dos primeiros passos na passarela foi algo marcante. Pouquíssimas eram modelos de verdade. Mas no fundo, a sensação causada pelo evento fazia de cada menina uma super top model plus size. Por isso todas devem ser paparicadas a exaustão.
Quem é a mulher famosa que representa seu ideal de beleza? Já tive tantas...Vera Fischer, Fernanda Souza, Samara Felippo, Viviane Araujo. Na linha “gostosona” meu voto vai para a funkeira Valeska. Qualquer homem fica atraído por ela (não estou falando das coisas profundas e tocantes que saem daquela boca). No estilo “beleza comportada” Ana Paula Arósio ainda ganha pontos. De uns tempos para cá minha musa tem sido Charlize Theron. Vou tornar minha resposta mais complicada, mas serei sincero (e polêmico?rs): difícil apontar uma plus size em especial. Morenas, Julia Pires, Daniele Kamliot, Carol Procópio (descobri que ela tem origens grega, italiana e espanhola, ou seja essa mistureba europeia justifica sua beleza distinta), Tatiana Gaião, Nathy Arias. Mulatas: Patrícia Aquino e Silvia Neves. Loiras: Renata Vaz, Bruna Monteiro e Andrea Boschim. Citei esses nomes pois são os que surgiram na mente de sopetão. Muita gente bonita, claro, ficou de fora.
Você escreve textos realmente tocantes e sensíveis. É só licença poética ou você é mesmo romântico? Já fui mais romântico, reconheço isso. Com o passar do tempo tenho procurado alternar textos sensíveis com outros mais diretos/racionais. Muita gente pensa que o Eduardo é perfeito, irretocável, um exemplo de pessoa. Fico preocupado com a aproximação de alguns justamente por isso. Não sou santo, nunca fui. Tenho quinhentos defeitos mas procuro (e peço para quem está comigo) fazer por onde amenizá-los o bastante para que eu possa viver numa boa.
Qual a natureza das mensagens que recebe dos seus leitores? E das leitoras, em especial? O assédio é grande? O carinho sempre existiu, desde o primeiro post até o mais recente. Claro, tem gente que brinca, canta, mexe, joga piada. Levo numa boa, como deve ser. Não sou hipócrita, sei que existem “leitoras” cuja finalidade é ter o prazer de sair com um colunista (e para Keka, Renata e Dani deve ocorrer o mesmo), nem tanto pela pessoa e sim pelo status, como se fôssemos troféus. Prefiro acreditar que essa gente é minoria da minoria. O carinho (e os comentários/desabafos emocionantes) das verdadeiras leitoras é meu combustível para continuar naquele espaço por muito tempo. Ou até o dia em que enjoarem da minha cara (ou até aparecer um galã por lá).
Tem muitos leitores homens? Acha que eles se interessam em aprender a como agradar uma garota pelos seus textos? A rapaziada que comentava no inicio era composta pelos meus amigos. O que antes era visto (por eles) como uma forma inusitada/apelativa de “sair pegando um monte de gordinha carente por aí” com o passar do tempo ganhou ar de seriedade. Quando ouvia comentários maldosos, a resposta vinha de imediato: camarada, nunca precisei de subterfúgios para sair com A ou B. Acho que eles ficaram surpresos e enciumados com a reação positiva das leitoras. Hoje em dia cresce o numero de comentários masculinos nos meus textos e para meu espanto (ou será que eles fazem média com as patroas?) nunca tive comentários contrários a linha de raciocínio das minhas publicações. Ou seja, todo mundo concordava comigo. Se rolar sinceridade, está valendo.
Já fez algum grande gesto de demonstração de amor? Como foi? Passar uma tarde toda confeccionando o presente, comprar algo que a pessoa viu e gostou numa loja, deixar um bilhete feito num papel qualquer, adoro cobrir quem está do meu lado (tenho um lado protetor de ser que às vezes chega a ser chato), escrever uma “poesia” num dia qualquer, passar uma semana fora de casa (à trabalho) para chegar do nada na casa da pessoa (adoro fingir no telefone, digo que estou longe quando na verdade me encontro a dois passos da pessoa), levar flores no trabalho (debaixo de chuva), pegar no colo no meio da avenida (com direito a comentários de “platéia” do tipo: ah, meu tempos) ...
Quais são seus planos literários? Podemos esperar um livro seu? Penso em fazer algo, sim. Não para vender e sim para mostrar aos herdeiros. Quero fazer uma coletânea dos meus” rascunhos de poesias” feitos ao longo da vida. Entre 2008 a 2009 morei sozinho numa cidade pequena e para passar o tempo escrevi um romance(Entrelaços) baseado no filme Ligados Pelo Crime. Ainda quero encorpar esta história que serviu como abre-alas para outras. Por fim, tenho projeto de escrever comédias curtas como faz o Verissimo.
E seus autores favoritos? Inspira-se na escrita de alguém? Verissimo, Sérgio “Stanislaw Ponte Preta” Porto e Eliane Brum, esta por sinal fez uma obra prima chamada O Olho da Rua.
As histórias que você conta são reais? Segredo...
Que texto seu indicaria pra quem ainda não conhece seu trabalho? Entre o majestoso e o melancólico
E qual conselho daria para as leitoras do MaGGníficas? Faça por onde atrair seus grandes sonhos. Faça por merecer tudo aquilo que você precisa ter para se tornar realizado. Ninguém nasceu para ser fracassado. Mas a distância entre o sucesso e a derrota é curta. Faça por merecer. Não espere de ninguém. Faça por você. (Edu Soares)


10 comentários:

  1. QUEREMOS MAIS HOMENS OCM O PENSAMENTO DO EDU RSSS....
    INTELIGNETE ESSE MOÇO HEHEHE..

    ResponderExcluir
  2. Falar do Edu em poucas palavras não dá... é um fofo... adorei conhecê-lo e ainda mais saber que sou "musa" dele, rsrsrs... na verdade ele é um grande amigo que tenho o prazer de conviver a cada dia, mesmo que nos meios virtuais....
    Já falei em outro post,.... que me perdoem os outros, mas... se todos fossem iguais a vc... que maravilha viver....
    Bjs querido amigo, parabéns pela entrevista e por ser essa pessoa tão sincera e amiga como vc.
    Da amiga comedora de pão de queijo...

    ResponderExcluir
  3. Quando estava lendo, senti como se estivesse numa conversa informal, achei muito bom!
    O Edu é uma pessoa admirável! Inteligente, sincero, profundo!!
    Sempre me fazendo pensar... nas minhas atitudes, momentos e na vida em geral.
    Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a marina, estava lendo e me sentindo batendo papo num sofá de uma sala de estar aconchegante... adoro pessoas assim...
    Ficou muito fofa a entrevista...

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista e vou brigar com o Edu por causa de uma preocupação boba que ele teve!!! Mas te perdoo pq é meu amigo!!!
    Beijos meninas, o blog tá show...

    ResponderExcluir
  6. Falar de Edú Soares , do outro aldo do mundo...é falar d euma amigo carioca Brilhante!!!! Ele é uma msitua de tudo ...beijso de sua amiga geisha Ká

    ResponderExcluir
  7. Eduuuuu já mora no meu coração - IRMÃO carioca maGGnifico

    ResponderExcluir
  8. Fico lisonjeada por ser citada acima rsrsrs .O edu é uma pessoa incrivel. adoro ele.!!!! bjuss

    ps amei a entrevista!

    ResponderExcluir
  9. ADOREI ELE!!! FOFO DEMAIS!!!

    ResponderExcluir
  10. Seria bom se tivessemos mais homens como a gente. Mas cadê?

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com