Tendência MaGGnífica: Estampa Floral

escrito por Carol Caran


A estampa floral é outra tendência que vem se insinuando há várias temporadas, mas vai ganhar força total na próxima estação (vide o post sobre o Full Figured Fashion Week). Eu, particularmente, não era a maior fã das flores pois tinha a sensação de que envelhecem o visual (pensa num vestidinho de vovó). Mas confesso que tenho visto muito coisa legal e ousada e estou cedendo...

A mais clássica (e mais fácil de usar) das estampas florais é o Liberty, que leva esse nome por causa do seu criador londrino. São tecidos com inspirações campestres e mini florzinhas. Pra evitar o aspecto vou-sair-correndo-cantando-pelas-campinas-verdes, o ideal é combiná-lo com peças atuais, pesadas e e com pegadas mais fashion.

Os florais mais coloridos e com estampas maiores sempre foram vistos como inimigos das mulheres gordinhas. "Estampa engorda" era quase um hino. Bem, a mulherada GG vem rompendo a grande maioria dos tabus e os fashions não ficam de fora. O importante é que a roupa esteja do tamanho certo e valorizando seus pontos fortes. Assim, você pode usar um vestido com oito estampas gigantescas em tons neons num fundo branco e não vai parecer um bujão de gás enfeitado.

Uma técnica para as mais clássica: optar por estampas de flores em branco e preto ou ainda em tons similares, o famoso ton sur ton. A sensação de "estou parecendoum sofá" diminui e você se sente mais inclinada pra tentar uma combinação mais colorida. Abaixo às amarras!

Isso posto, vamos à uma vida mais florida.

1) Estampa floral nos acessórios

Sapatos com estampas florais vão invadir as ruas na próxima temporada. Pra quem ainda não consegue abandonar os tecidos lisos e as cores escuras, vale abusar das flores nos pés. Quase sem critérios: sandálias (as plataformas estão de volta), peep toes, oxfords, scarpins, sapatilhas e até os bons e velhos mocassins, estão pipocando em tecidos florais.

Vale combinar com qualquer coisa que sua imaginação mandar, usando, claro, um mínimo de bom senso na combinação de cores: não vale se cobrir de preto e mandar uma sapatilha azul clarinha com flores brancas nos pés. Vale até combinar as flores com xadrez e listras. Fica lindo!

Outras opções pra atualizar o visual são os lenços e encharpes. Look básico e clean, um pouco de flor no pescoço e voilá! Com menos impacto, estão aparecendo as carteiras e bolsas com flores.


Sapatos e encharpes (flores + xadrez=tendência)

Encharpe em tons fortes: verão total
Sapatilhas liberty com poás.

E meus peep toes floridos, pra quebrar o basicão da camisa branca com jeans.

2) Estampa Floral em uma peça

Em regra, a aposta de uma peça costuma ser em blusas, camisas e camisetes. Mas eu tenho visto blogueiras inovando com saias floridas. Enquanto está frio, basta usar com meia calça escura, botas, ankle ou open boots e até com all star. O sapato pesado quebra o ar de "Uhuu, é verão, vamos para praia" que ela teria se você usasse com sapatilhas ou sandálias abertas. Flores e tricôs tem tudo a ver nesses meses de friozinho, portanto, abuse.

Para os dias quentes, a aposta é combinar as peças floridas com cores vibrantes, como laranja, verde neon, amarelo... Deixe os tons pastéis, blusas e sapatos delicados para os dias que quiser realmente se dar ares de boa menina.

Nas blusas, uma dica é combinar as batas estampadas com cintos coloridos logo abaixo do busto. As garotas com o corpo pêra ficam ainda melhores com a tática. Jeans, como sempre, vai muitíssimo bem com os tecidos floridos, seja pra fazer um visual mais moderninho, com sandálias abotinadas e rasteiras, ou mais sociais, com scarpins e peep toes de salto alto (ótimo pra trabalhar!). E as camisetes ganham ares super femininos com as florzinhas.

Cintos logo abaixo do busto deixam as batas mais jovens e sensuais.
Mesma proposta (meia preta + casaco) e quatro resultados diferentes: do super moderno ao socialzinho mudando apenas os acessórios.
Flores e jeans: alegrando o básico (os dois looks de cima são da Magnólia Plus Size)

Modelagens amplas (melhores nas mulheres mais velhas) e assimétricas.

Saia mostrando as pernocas: com chinelinhos, botas, sandálias abotinadas ou peep toes


Camisetes floridas da Kauê Modas.


Florais em cores intensas, da Cavalera em look da Toca da Onça (volta e meia eu acho algo legal da grife que me serve)

3) Estampa floral em uma peça

Aqui, as regras são as mesmas: os acessórios vão determinar qual o resultado você vai obter. Os maxi-dresses, por exemplo, podem ter um ar mais hippie ou urbano, conforme você escolha botas rústicas e tricô ou sandálias de amarrar e jaqueta de couro preta pra acompanhar.

Os macacões, que são o hit do inverno vão continuar e os vestidos curtos ganham um ar mais sério e menos bucólico se tiverem modelagem chemise ou em A.

Em uma peça, fica ainda mais fácil compor e dar estilo. Ótima pedida pra quem quer arriscar uma combinação mais ousada. Só cuidado pra não usar tudo combinandinho pra não ficar com cara de toalha de mesa.

Vestido floral roxa no Editorial da Toca da Onça.

Maxi dresses para o dia-a-dia (os dois últimos são da Kauê Modas)


Maxi-dresses com florais gráficos ou "artísticos", em tecidos nobres para a noite.

Mini vestido florido em versões fashion, básico ou teen (lembrando que as plataformas estarão de volta na próxima estação). Os ultimos são da Magnólia.



Look floral all over ( eu ainda não sei como me sinto a respeito)

E meu macacão floral by Toca da Onça.

Se você, leitora, tem algum look lindo com estampas florais mande pra nós, com seus comentários em: maggnificas@gmail.com

Em tempo, as fotos foram tiradas de Plus Size Shaped World e Stylish Curves, além dos sites das lojas já mencionados.





5 comentários:

  1. NOOOOSSA QUE POST LEGAL
    MUITA DICA
    AMEI VIU

    BJAO LINDA PASSA LA NO BLOG TEM POST LEGAL

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimos looks!!!
    Tem floral pra todo gosto!!!! Até eu que achava que não era das mas fãs desse tipo de estampa vi que posso simplesmente AMAR!!!!

    Agora sou mais o floral!!!! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. adorei a estampa!!! tb adoro estampas assim coloridas e com bastante flores... rsrs!!!
    ta de párabens pelo bom gosto carol!!!
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Tenho um montão, Carol! Vou fuçar minhas fotos em casa e te mando. Tenho uma saia branca (sim, branca!) com flores bordadas em preto que é um A-HASOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  5. cada roupa linda! usei muito Max a um tempo atrás... mas cansei e estou mais abusada! kkkkk Subi a barra! Fiquei no joelho! A estampa artística está linda!

    Beijos

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com