MaGGnífica no casamento

escrito por Carol Caran


Inspirada no casamento real (me chamem de mulherzinha, mas eu amei!) e no mês de maio que está aí, o MaGGníficas vai dar as dicas de como se sair bem quando você é a convidada de um casório. Roupa de festa quase sempre faz a gente temer a medida: está chique demais ou de menos? As cerimônias de casamento ainda tem outros aspectos a serem considerados.

O mais importante de todos é: qual seu grau de "importância" para os noivos? Se você for madrinha, irmã, mãe ou melhor amiga de um deles, vai estar em evidência e vai aparecer nas fotos dos pombinhos com mais frequência que os demais convidados. Então é, no mínimo elegante se arrumar à altura do evento e da consideração que o casal tem por você. Ou seja, não vai dar pra fazer aquela escova básica em casa mesmo!

Outro fator quase sempre esquecido é o religioso. Muitos casamentos são realizados em igrejas e templos então é de bom tom verificar qual a política pra decotes e pele à mostra. Já vi igrejas que obrigavam as noivas e as madrinhas de tomara que caia a usarem encharpes da própria casa, de rayon brega e que não combinava em absoluto com os vestidos. Era isso ou cancelar o casamento. Portanto, informe-se!

Por favor, nunca em toda sua vida use branco, off white ou pérola em casamentos. O dia é da noiva, a cor é dela. Na Inglaterra pode ser ok a irmã da noiva vestida de noivinha clean. No Brasil, convivas de branco só no casamento/batizado da Adriane Galisteu no qual constou como traje obrigatório! Se você a noiva em questão não tem um bebê pendurado nos ombros, esqueça!

Também não se meta a combinar sua roupa com a camisa e a gravata do seu namorado/noivo/marido. Vocês estão indo a uma festa e não a uma competição de patinação no gelo.

Vestidos de festa são investimento alto. Portanto, pese seu orçamento na hora de escolher um mas prefira os de tecido nobre. Viscolycra e sintéticos são vendidos a preço de seda por aí. Portanto vale mandar fazer ou pesquisar bastante antes de gastar vários dinheiros. Shantung, tafetá fosco, crepe georgette, seda, seda fosca, cetim de seda, cetim italiano e companhia são atemporais e muito mais elagantes!

Finalmente, o horário e a formalidade da festa são determinates pra escolher o visual.

1) Casamentos de dia

Imagine um comercial de absorvente: céu azul, flores, uma moça bonita caminhando em câmera lenta com um vestido esvoaçante num cenário bucólico. É essa sensação de leveza que você precisa imprimir na sua roupa. Em regra o traje pra esses eventos é o chamado passeio completo.

Então vamos eliminar o look black total e os tecidos pesados. Alfaiataria só se for em cores alegres ou pásteis. Fique com vestidos fluidos, curtos (logo acima dos joelhos) ou midis (na batata da perna). Longos só os maxi dresses estampados e cobrindo os pés. Pantalonas, ternos ou conjuntos sãos bem vindos desde que de tecido nobre.

Estampas são super bem vindas, do liberty às maxi estampas, desde que o tecido seja nobre e a modelagem mais elaborada. Do contrário, fica com cara de roupa de praia.

Bordados, vidrilhos e strass estão banidos dessa festa. Os acessórios podem ser vistosos mas prefira pedras grandes, pérolas ou madrepérolas. Sapatos podem ser de couro e mais pesados como scarpins e peep toes. Evite as sandálias de tiras muito finas ou brilhantes. Nude fica um arraso nessa hora do dia. Nas mãos, carteiras médias e de preferência, não combinandinho com os demais acessórios.

Os cabelos podem ser usados soltos ou com penteados menos elaborados como tranças, coques desmanchados e rabos de cavalo.

Ah, essas dicas valem também pra casamentos só no civil realizados em cartórios.

Tecidos fluidos, cores sóbrias e estampas.
Marinho e pink também valem!
Maxi Dress estampado, mas de tecido nobre (nada de malha, pleaseee!)
Os tubinhos ficam mais jovens no pink ou mais clássicos no azul.
Calça também vale!
Cores pastéis ou vibrantes, mas nada de preto!
Estampas de pavão (amooo) : animal print light!

2) Casamento à noite

Aqui, você só precisa considerar o grau de formalidade da cerimônia e da festa. Não rola ir com 5 metros de tafetá dourado na saia em uma reunião para padrinhos e familiares na churrascaria. Os comprimentos curtos são bem vindos pras convidadas, mas as VIP devem consultar os noivos sobre a possibilidade de usar vestido curto no altar. Noivas são temperamentais e muitas preferem alguma uniformidade na roupa das madrinhas. Mais uma vez, o dia é dela!

O brilho está liberado, do mais discreto ao mais chamativo. Strass e cristais são campeões na hora da bijouteria e a ordem do dia é só não parecer a vitrine da Pink Bijoux: um brincão chandelier pede só um anel, colares vistosos são complementados com brinquinhos delicados (ou até sem brincos para as ousadas).

Sandálias e sapatos devem ser bem finos em tons metálicos ou revestidos de tecido. O couro tira muito da formalidade dos acessórios, portanto cuidado pra não pesar seu vestido glamouroso. Carteiras ou bolsas finas, que podem (e não necessariamente devem) combinar com os sapatos.

O visual social completo é bem mais combinadinho que os demais, e muita gente acaba elegendo uma cor pra se cobrir dos pés à cabeça. Então na hora de fazer maquiagem azul pavão pra combinar com o vestido, descubra se a cor cai bem em você (ou você corre o risco de parecer uma drag queen).

Também é hora de ousar nos penteados. Os topetes moicanos alongam o rosto e ficam elegante, podendo ser usados com o resto do cabelo solto ou preso. As vips não devem usar cabelo solto, só escovado. Basta olhar fotos de red carpet pra ver que cabelo ao vento derruba visual de estrela. Então aproveite pra fazer aquele coque, usar aquela tiara ou inventar o penteado dos seus sonhos.

No mais, leve uma encharpe ou xale pra se cobrir na cerimônia religiosa. Crenças pessoais à parte, é desrespeito com a sensibilidade alheia entrar em qualquer templo com um decote no bumbum. Deixe pra sensualizar na pista de dança. E falando em pista de dança, não se esqueça da rasteirinha ou havaiana (você pode levar num saquinho bonitinho ou pedir pra algum homem carregar apelando para seus sentimentos cavalheirescos). Assim você desce do salto mas não perde a elegância. Ok, perde, mas não machuca o pé.

O rosa serei da Queen Latifah: perfeito pra ser copiado em várias cores por madrinhas.
Convidadas arrasando com pouco brilho em cores vibrantes.

Saia farta, brilho e tomara que caia pra madrinhas (não se esqueçam das encharpes no altar!)

Dois tons e pouco brilho ganham charme com o tecido nobre e a saia fluida.

Brilho no tecido dispensa bordados e o pink ganha ares noturnos, pras mais jovens!

Marinho: o clássico!
O branco com renda pode.
Amber Riley mostrando que gordinhas ficam lindas de vestidos justos e braços de fora.
Versões do preto nada básico: brilho e transparência, longo bordado e clássico, com aplicação de flores de tecidos.

As caudas não são viáveis na vida real, mas aqui Christine Hendricks mostra como é possível manter o glamour sem gastar nadinha com bordados e pedrarias.

E os estampados ficam luxuosos com recortes sociais, brilhos e claro, tecidos como seda e cetim de seda.


A parceira Dani exalando elegância em três modelos de casamento: poás, vermelho com mangas e o azul com brilho.


Euzinha no meu momento glamour de marinho (já deu pra notar que sou fã da cor?), com minha amiga "M" Marcela Carneiro. Ah, estávamos prontas de dia, mas a festa foi à noite, viu?
O pink bordado by Edson Edell que dividiu opiniões da mídia. E vocês, o que acham dele?

Canto das Leitoras

E a novidade desse post é que nossas leitoras vão mostrar seus looks de festa: pra se inspirar e causar!!!


A linda Larissa Crantschaninov em dois momentos: com o longo roxo e o vede água (criação dela). Puro luxo!



Marcela Moraes em seu momento Beyoncé: preto fente única. Chique, sexy e certo!

Juliana Justino no verde musgo arrasador, com bordado elaborado sob o busto que ajuda a finar a cintura.

A modelo e Miss Plus Size carioca Tati Gaião desfila seus modelos de festa (perfeitos para casamentos) em seus compromissos de miss: sensualíssima de preto decotado e clássica no marinho (de novo ele) bordado.
Poás e chapéu pra um casamento diurno: Hollywood style!

Romântica e jovial no look de princesa da Disney.


Manu Zapparoli no longe vermelho com rosas: elegante sem perder o estilo!

E vocês, leitoras que ainda não estão aqui, mandem seus looks de casamento pra nós: maggnificas@gmail.com


6 comentários:

  1. Menina do céu, quero ir num casamento diurno só pra causar com esse chapeu lindo do primeiro look! :D

    DIVINO!

    ResponderExcluir
  2. Gracias Gracias pelo post !!!
    Estava bem ansiosa por ele !!!
    Eu quero aquela estola que vc usou com o vestido marinho !!!!!
    Sério mesmo !!
    Vc vende ??? Ou pode me dizer aonde comprou ???

    Bjks
    Sandra
    brechodasandra@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu amei o vestido de bolinhas....eu quero um pra mim!!!!!

    ResponderExcluir
  4. eu amei o vestido de bolinhas....eu quero um pra mim!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vestidos lindíssimos! Inclusive os meus, hihihi ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
    Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a moda todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites é esse.
    www.vestidosdemadrinhas.com
    Vamos conversar mais a respeito.
    email: raquelmoreira100@gmail.com
    Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com