Tendência MaGGnífica: Renda

escrito por Carol Caran


A renda vai pegar a gente pelo corpo todo esse ano. Tendência forte pro inverno, vai permanecer nas coleções primavera-verão, conforme já apontou nos desfiles primavera-verão do hemisfério norte. Eu, particularmente, sou fã incondicional da renda. Primeiro, por ser feminina. Você pode estar fantasiada de menino, mas um detalhezinho em renda muda completamente o visual! Além disso, a renda é sempre sexy e glamourosa. Um pouco de transparência e padrões normalmente florais e pronto... Você está pronta pra arrasar!

As únicas regrinhas a serem observadas são:

1) Renda preta direto sobre a pele ou sobre tecido preto é sexy e chique DEMAIS! Portanto, reserve-as pras baladas fortes, festas e eventos importantes ou noturnos.

2) Renda branca pede visual mais moderninho ou fica com cara de vestido de noiva! Portanto, fuja do ladylike style com essa cor!

3) Renda e tecidos fluidos lembram lingerie. Portanto, combine-os com peças mais pesadas ou você corre o ricos de sair por aí com cara de quem acabou de sair da cama. Ou pior, do motel!

No mais, com um pouco de bom senso, dá pra usar e abusar do tecido!

1) Renda nos acessórios ou nos detalhes:

Sapatos, meia-calça, colares, mangas, golas, coletes, aplicações de tecidos e boleros. Lá está você com sua roupinha básica e um acessório rendado muda tudo! O artifício serve, principalmente, pra reciclar peças, além de conferir um ar mais arrumado às composições mais simples.

Vestidos decotados, ganham ares invernais com um body de mangas compridas por baixo ou um bolero de mangas 3/4 por cima. A meia calça ajuda as garotas de pernas grossas a usarem sapatos abotinados ou ankle shoes, sem "cortar" a silhueta e sem cobrir as formas. T-shirts (inclusive as estampadas) ganham cara de roupa de sair com um colete. A dupla calça preta e camisa branca fica outra com um colar de renda e contas. E os sapatos e carteiras dão look de festa do pretinho (e no vermelhinho, azulzinho, roxinho...) básico.

Aqui, a única preocupação é evitar o excesso pra não lembrar a Madonna na fase Like a Virgin. Uma boa pedida é usar a renda escura sobre tecidos claros ou o contrário, durante o dia e deixar a renda sobre pele ou tecido da mesma cor pra noite.
Eu e a manguinha de renda no look básico by Eveisa no Dia de Modelo do Blog Mulherão.










Coletes, boleros e meia calça...


Meia calça rendada na minha foto pro Editorial da Toca da Onça.


Manguinhas no preto básico.



Sapatos rendados: luxo!








Renda all over no FWPS.



Gola quebrando o visual masculino e sizudo do terno (Christina Hendricks comanda!)


Comemorando meus trinta anos com um body rendado por baixo do vestido (VIVA EU!)

2) Renda em uma peça

Escolhendo uma peça de renda (blusa ou saia) você só precisa optar por qual resultado quer: social ou esportivo.

Para eventos mais sóbrios e chiques, combine a renda com tecidos nobres, de corte clássico, mas use acessórios mais modernos pra não ficar com o visual muito retrô. Por exemplo, uma blusa rendada vai bem com uma calça sequinha de tecido acetinado para um casamento, festa do trabalho, aniversário de 15 anos... Mas você pode complementar com sandálias abotinadas e carteira de mão de cor vibrante e quebrar o ar certinho.

No dia a dia ou na balada, combine a renda com jeans, com tecidos como algodão com elastano e até a malha. Você pode optar por cores pastéis ou branca durante o dia ou em climas mais quentes e abusar do preto, vermelho, uva, ou vinho à noite. As novidades são as peças de renda em tons militares como cinza, ocre, cáqui e verde escuro. Um luxo de contraste (vide a coleção outono inverno da Kauê!)


Dani modelando sua blusa de renda delicada.




Saias de renda esportiva e girlie e social.


Amei esse look!


Renda e Jeans

3) Vestido de Renda

Um clássico, e além disso, prático. Cabelos presos, brincos chandelier, carteira e peep toe e você vai à festas. Cabelos soltos, acessórios pequenos, scarpins ou sapatilhas (dá pra usar até rasteiras finas no verão) e você janta com o namorado, sai com as amigas, vai no aniversário de três anos do filho da sua prima... É o caso mais sério de TEM QUE TER! Escolha o seu e arrase!


O meu rendado transparente que uso por cima de tubos variados conforme o efeito. Aqui, é um tubinho modelador simples. Mas vale cetim nude, tafetá preto e até um vermelho. Multi uso total!


A musa Renata Poskus Vaz do Blog Mulherão abriu a terceira edição do Fashion Weekend Plus Size num preto, com mangas lindas (que ainda afinam os braços) e peep toes vermelhos. Perfeito!

A parceira Dani colorida como sempre no jovial azul com renda preta (quero um!)



Roupa de princesa britânica.



Fofo e romântico de branco (com escuro por baixo pra não ficar noiva)!

Mangas e barras em evidência.

E você, tem algum look de renda que adora? Mande sua foto para o maggnificas@gmail.com!


8 comentários:

  1. Sou apaixonada por rendas!!!
    Uso sempre que tenho uma oportunidade à altura!!!

    Carol, você é linda, amiguinha do coração!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Manda seu look pra gente Aninha! Você pode entrar sem ser GG! rs Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, linda!!! Vou me preparar e mandar uns looks assim que possível...
    Já fui quase G, agora voltei para o M e me mantenho no M há um ano e meio...

    E você viu a renda linda e maravilhosa do vestido da Lady Kate, Duquesa de Cambridge??? [morri]

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho super romântico.
    Investimos em algumas peças da nova Coleção da Dorcas em renda.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu resisiti muuuito às rendas, mas aos poucos estou me rendendo a elas, discretamente, preferencialmente nas sobreposições, mas estou me rendendo! hehehehe

    Acho bonito! Mas essas fotos do post me mosraram que são lindas!!
    Parabéns Carol

    ResponderExcluir
  6. Rendas é o que há. Lindod e viver, mas concerteza tem que se ter cuidado, para não exagerar nem fica ridiculo.
    Mas todos os look mostrados aquii estão lindoooos.
    Ótima semana
    bejoooos

    ResponderExcluir
  7. AMEI a sua blusa beringela, Carol! ;)

    Eu tenho uma camiseta que adoro. É preta, de uma malhinha super fina, e com a parte superior (logo acima do busto) e mangas em renda. Ótima pra usar com jeans!

    ResponderExcluir
  8. realmente o blog é maGGnifico!!

    belas dicas!!
    gsoteis!

    bjokas e paz!

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com