Qual é a sua beleza?

escrito por Daniele Santos


Estava eu passeando por blogs amigos e vi uns posts que me colocaram para pensar, e me deixaram com vontade de falar!

No blog só pra quem tem curvas deparei com uma matéria da revista TPM sobre beleza, ou melhor sobre a feiura (http://revistatpm.uol.com.br/revista/92/reportagens/voce-e-feia.html)
Segundo a matéria, para uma mulher, admitir-se feia é uma coisa muito difícil! Isso porque:

"Desde sempre, mulher é sinônimo de beleza. E, se você é feia, deixou um pouco de ser mulher."

Acredito que o principal motivo de uma mulher ter essa dificuldade para se reconhecer feia é porque atualmente a beleza se tornou algo tão artifical que, teoricamente, qualquer mulher poderia alcança-lo, passando pelos devidos procedimentos estéticos...

“Na mulher qualquer desleixo com a aparência é visto como incompetência. A feia é menos mulher, é como se faltasse alguma coisa. Faz parte do feminino aprender a ser bonita, a se cuidar”, de Joana de Vilhena Novaes em seu livro O Intolerável Peso da Feiura.

Essa história de cuidados femininos sempre me deixou meio intrigada... já tive muitos problemas de autoestima, principalmente relacionados ao peso, mas sempre adorei meu rosto e valorizo muito a beleza natural!
Sabe, cada um tem que correr atrás do que lhe faz bem e do que lhe representa, mas EU não seria bem representada por efeitos estéticos extremos.

Tive um namorado que me "cobrava" arrumação! Para ele não importava muito o resultado final, ele só queria saber que tinha uma namorada vaidosa!
Oi????
Peraí! Eu sou vaidosa, sempre fui!! Só não acho que fico, necessariamente, mais bonita com batom, ou com esmalte vermelho, ou... sei lá!
Ele rodou!

Eu costumava dizer algo como:
"imagina se eu coloco lentes verdes, encho a cara de maquiagem, faço escova no cabelo, coloco uma cinta a vácuo e vou passar o fim de semana com o novo namorado! O cabelo encolhe, os olhos verdes além ficarem de castanhos poderão ficar escondidos por óculos, as dobrinhas surgiram saltitantes! Vou me sentir propaganda enganosa!"

Tá, sou radical e nunca convenci nenhuma amiga com essas palavras... muito pelo contrário!
Cada vez mais EU estou cedendo aos suplícios do mundo da beleza, mas nem por isso me acho feia quando estou descabelada ou quando não fiz a sobrancelha...
Tudo está rolando aos poucos para eu não achar que vou ter q pagar multa pela propaganda!
Me acho lindíssima com um make profissional na hora de modelar ou de um evento super especial!
Mas na hora de cair na night gosto mesmo de rimel, lápis, blush e só!

Lindas com ou sem make!

Sabe aquela máxima: "não existe mulher feia, existe mulher mal cuidada"
E será que essas mulheres teoricamente "mal cuidadas" se acham feias??

Por que inventaram que mulher TEM que ser quase neurótica com a aparência???
Por temos que nos achar mais bonitas se ficarmos parecidas com alguém famoso???
Por que não posso mostrar ao mundo a MINHA beleza???

Nunca deixiei de ser mulher e, nem mesmo feminina, por não gostar de usar batom!!!
Por isso super apoiei o ZeroMakeDay e apoiarei quantas vezes forem necessárias!!!
Gosto não se discute, não é!? Então muito menos deveria ser imposto!!!
Como você se acha bela? Se descubra e mostra a SUA beleza para o mundo!


#Prontofalei
Desculpem o desabafo!
Bjks


9 comentários:

  1. Hahahah q nada! Na verdade acho que ta me passando tanta coisa pela minha cabeça que não consegui organizar as idéias direito...
    Quem sabe vem outro post desabafo por aí! rs

    ResponderExcluir
  2. Pois é!!!
    Eu nunca fui muito vaidosa, mas eu me acho linda!!!
    Prá mim, a beleza vem de dentro, antes de tudo, e é lá que a minha está - também tem um pouquinho de beleza nos olhos verdes...rs... mas, a principal tá lá no fundinho!!!

    Muito boa a sua reflexão sobre este tema tão controverso!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga esse post foi tudo...parei para pensar...vaidade x auto estima..
    adorei o blog e obrigado por vc me seguir tb estou te seguindo
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Dani, eu estava pensando nisso mesmo. Odeio que fala que alguém não se cuida. Pra alguns, cuidado implica fazer uma dieta de 600 calorias e passar metade do dia malhando. Pra outros, é pedalar, correr, nadar... Tem gente que faz plástica, que toma bomba, que deixa os pelos do corpo crescer... Enfim, auto cuidado é tão relativo quanto o conceito de beleza pelo mundo! Sua campanha está apoiadíssima!!! Valeu parceira!

    ResponderExcluir
  5. Realmente...acho que a verdadeira beleza é você se amar e se aceitar como você é...seja malhando, usando ou não make, usando ou não uma roupa cara da moda, sendo magra ou gorda...pra mim beleza é estado de espírito.
    Um beijo e boa Páscoa.

    ResponderExcluir
  6. Amei tudo sobre o post, super apoiado companheiraa.
    ate pq eu tbm odeio batom e acho mto mais linda ao natural, essa ideia de ter qe me maquiar e me produzir para parecer com alguem me da a ideia d q estao me tirando o direito de ser o q sou e como sou.
    Desculpa o sumiço
    Beijos Irmas GG
    http://irmasgg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu endosso isso tudo, porque apesar de ser uma profissional da moda, professora de um curso na área de imagem pessoal, confesso que até pouco tempo era adepta da "cara lavada". Há 10 anos eu canto em banda de baile, imagine.. todo fds maquiagem de palco... quando eu saia com as minhas amigas, era cara lavada MESSSSSMO... ou um rímel com gloss e to de boa.
    Sempre me achei mais relaxadinha que as outras mulheres. E olha que sou bem vaidosa. Me preocupo se a roupa tá legal, se o cabelo tá ok, mas tudo de um jeito mais natureba. Agora, depois dos 30 que já apelo mais pra corretivo e afins...

    Mas é isso aí... a gente tem que se SENTIR bonita e se cuidar é cada uma do seu jeito...

    pq relaxo relaxo mesmo é falta de higiene, falta de cortar unha, falta de desodorante e roupa rasgada...kkkkkkkk. Eu acho!

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com