MaGGníficas no trabalho - Parte 2: Muito Formal

escrito por Carol Caran


E a minha saga profissional continua, trazendo a mais valiosa das dicas pra decidir o que vestir, no aspecto da formalidade: usar os homens de termômetro. Como assim? O código de vestimenta masculino é muito mais simples que o nosso então em regra, eles aprendem rapidamente o que usar em cada ocasião. Observando o que os homens do escritório usam, podemos fazer um paralelo simples com as nossas roupinhas de labutar.

1) Muito Formal

Área jurídica em geral, mercado financeiro, grandes corporações e atendimento pessoal a clientes costumam exigir zelo maior na vestimenta de seus integrantes. Do estagiário ao CEO da empresa, os homens dessas áreas usam no mínimo calça social com camisa e a maioria está de terno e gravata. Ou seja, você não vai aparecer de maxi-vestido indiano, rasteira de couro cru e cabelo selvagem pra trabalhar!

As peças chaves de quem tem que trabalhar muito formal são:

a) O terninho e o tailleur

Eu sei que está calor, mas se os moços podem usar paletó, você também pode. Coco Channel não inventou o terno feminino à toa. Ele confere poder, é prático, alonga a silhueta e dá a impressão de que você é uma mulher bem sucedida e profissional. Mas, como qualquer roupa, requer alguns cuidados.

O paletó não precisa ser usado fechado, mas precisa poder ser abotoado. E calça social colada ao corpo é o fim da picada. Terno é uma roupa relativamente cara, portanto, tenha certeza de que ele está do tamanho certo pra você, fechando sem estourar botões e com uma ligeira folga no cavalo da calça.

Prefiram os paletós acinturados pois a modelagem boyfriend vai ficar extremamente masculina em um conjunto. Se ele tiver gola tradicional, opte por camisas de colarinho ou blusas sequinhas e complemente com um colar curto pra ficar feminina. Alguns paletós, porém, acabam funcionando como blusas, pois tem golas diferentes, babados ou recortes. Nesse caso, use-o direto sobre a pele se o decote permitir ou use uma regata neutra por baixo.

As cores mais recomendadas para o trabalho são o preto, o marinho e o nude. Alguns tons de verde militar ou castor conferem uma pegada fashion e também não causam impacto. Ricas de giz fica um arraso. E o rosinha ou blush e o vinho podem até serem usados, mas lembre-se que são cores marcantes e chamam atenção. Roupas coloridas em geral não são aquelas que podemos usar duas vezes na mesma semana. Portanto, considere seu orçamento antes de comprar um terno azul royal!

Scarpins de salto médio, peep toes ou sandálias de tiaras mais grossas casam muito bem com o terno. Evite os oxfords pra não pesar no look masculino e as abotinadas que vão emendar com a calça e deixar o visual pesado.




b) Vestidos tubos

Tá, eles estão em todas. Mas aqui, é bom deixar de lado os vestidos de malha e os estampados e dar preferência aos de tecido mais encorpados e cores sólidas. Os tradicionais tubinhos são excelentes pra quem tem trabalho muito formal. Preto, cinza, nude, caramelo ou navy, são clássicos.

Modelagens que lembram paletós ou casacos também são válidas. Cachecours (envelopes) são femininos e elegantes e dão a impressão de cintura mais fina. A grande vantagem do vestido nesse caso é que, por ser uma peça sóbria, admite mais variações de cores e acessórios e neles, uma pitadinha de ousadia fashion. Cintos, bolsas e sapatos, além das bijouterias, mudam a cara da roupa.

Mais uma vez, cuidado com o tamanho da roupa: vestido adesivo no trabalho é atestado de deselegância. E muito folgado, dá aparência de desleixo. A roupa deve ser ajustada às suas formas, e não grudada ou despencando nelas.





Ok, eu confesso, adorooooo marinho! Mas o meu look de trabalho é nude:




c) Saias

Essa tem que ser usada com extremo cuidado! Poucos centímetros fazem a diferença entre a executiva, a gostosona e a celulite e barriga marcadas. Usá-la com o cós alto só é permitido pros mulherões com cintura. As meninas maçãs ou as que tem muita barriga, devem preferir usá-las com camisas ou blusas mais compridas por cima do cós.

Os melhores modelos são as retas, as secretárias ou lápis e as ligeiramente evasês. Muito fluidas ou rodadas dão aparência de inocência ou feminilidade extrema que você não quer ter no trabalho.

Use sempre com um saltinho, pra não ficar com jeito de carola de igreja, mas mantenha o comprimento dela nos joelhos ou logo abaixo. As mais justas na perna ficam reservadas pra quem não tem o quadril muito grande. Pra quem não quer ficar parecendo um sorvete de casquinha, melho optar por aquelas apenas ligeiramente mais estreitas na parte de baixo, retas ou evasês.

Blusas de tecidos leves, camisas femininas ou casacos leves ajudam a compor o visual feminino. Cuidado com a combinação marinho+branco pra não ser confundida com comissárias de bordo nos aeroportos. Os tecidos das saias devem ser encorpados (admitindo até algum elastano) e as mais claras obrigatoriamente devem ter forro!










No mais, quem tem trabalho muito formal, deve evitar usar cabelos ao vento, optando por um visual mais comportado. Coques, rabos, tiaras e tranças são aliadas da turma do cabelo muito selvagem. Cachos soltos, só se estiverem sob controle.

As dicas desses looks também podem ser usadas pra quem não tem um trabalho que exija tanta formalidade no vestir, mas eventualmente se vê em situações de mais pompa.

As fotos, com exceção das do FWPS, que são de divulgação oficial, foram tiradas dos sites gringos que reúnem lojas plus size.


Um comentário:

  1. Ai! Acho lindo e chique demais esse visisual!
    Mas tenho q confessar que sou muito feliz por não precisar trabalhar assim... é muito dificil encontrar tailleur plus size que não pareça vó indo pro culto...

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com